AUDIOVISUAL

Professor do ILA exibe curta na 1ª Mostra Cine Integrada Beagá

"Devir-animal" está na seleção da programação infantil do festival

Photograph: Divulgação

O videomaker e professor Cláudio Azevedo, docente no curso de Artes Visuais pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, foi convidado a participar da 1ª Mostra Cine Integrada Beagá. Seu curta-metragem experimental "Devir-animal" (2010) foi selecionado para a programação infantil do festival, realizado em Belo Horizonte (MG). As atrações podem ser conferidas no canal da mostra no YouTube a partir desta quarta-feira, 21.

O processo de curadoria desta edição inaugural se fez junto aos professores do Programa Escola Integrada de BH. São 39 filmes selecionados, com temáticas que abordam meio ambiente, questões indígenas e quilombolas, ocupações escolares, periferia, feminismo negro e abandono parental.

"A Mostra Cine Integrada Beagá se propõe a avançar discussões no campo das políticas públicas, trazer momentos de diversão, reflexão e coragem. Acreditamos na força do que os artistas têm a nos dizer, no poder emancipatório e de transmissão do cinema. Uma mostra voltada para as escolas é algo imprescindível em momentos históricos como o que nós estamos vivendo", afirma a curadora do festival, Daniela Pimentel.

Os filmes estão dispostos em sessões a serem exibidas nos seus respectivos dias, e permanecerão por lá até o dia 20 de dezembro. A Mostra também impulsionará uma votação online para a seleção dos filmes mais aclamados pelo público. O link para a votação é este.

O filme "Devir-animal" ganhou o troféu Dona Mercês na categoria experimental no CineCipó 2011. O vídeo integrou as pesquisas do professor Azevedo em seu doutorado em Educação Ambiental e será exibido nesta quinta, 22, às 9h.

Cartaz