Na tarde desta terça-feira, 11, a reitora Suzane Gonçalves recebeu a visita de Luciano Gonçalves, assessor do deputado federal Alexandre Lindenmeyer; e Marcelo Quadro Medeiros, assessor do deputado estadual Zé Nunes. Na oportunidade, os representantes entregaram à Universidade um convite para de participação na vindoura audiência pública híbrida, com objetivo de tratar sobre a modelagem do novo contrato de concessão das rodovias do polo rodoviário pelotense. A ação será realizada no dia 20 de março, às 19h, no auditório do IFSul, em Pelotas.
De acordo com a reitora, a reunião foi bastante proveitosa, uma vez que trata de um tema importante para a região, em especial aqueles que utilizam o trecho Rio Grande – Pelotas. “Durante o encontro discutimos a importância de rever esse modelo dos contratos de pedágio, que hoje representam um custo altíssimo e que impactam fortemente a economia regional e local”, declarou Suzane.
Ainda durante a reunião, a reitora tratou com o assessor Luciano sobre os avanços na retomada do polo naval e sobre as atividades da frente parlamentar para essa retomada, liderada pelo deputado Alexandre. “O trabalho que temos daqui para a frente é a discussão sobre a formação de profissionais para atuar no polo naval; a FURG vai contribuir bastante nessa conversa, assim como outras instituições de ensino superior e técnico também o farão. Esse é um momento importante para que a gente possa ajudar com a formação inicial e continuada desses trabalhadores, considerando não só o impacto para a nossa região, mas também para o país”, concluiu a gestora.
Este movimento é motivado pelo contrato, recentemente assinado pelo presidente Lula no município, em parceria com o consórcio Estaleiro Rio Grande (coordenado pela empresa Ecovix) e Mac Laren, que destinou recursos para a construção de quatro navios na cidade.