Nota de falecimento

Professor Giovanni Baruffa foi docente efetivo da Famed por quase 30 anos

Com grande pesar, a FURG informa o falecimento do professor Giovanni Baruffa, ocorrido na cidade de Pelotas no dia 12 de janeiro, aos 94 anos.

O professor Baruffa nasceu em 1927, na Itália. Graduou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Pádua em 1952, e obteve o título de doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Roma.

Em 1968, já no Brasil, ministrou aulas para a primeira turma do Curso de Medicina da FURG. Foi docente efetivo da universidade de março de 1969 a fevereiro de 1997, quando de sua aposentadoria.

Durante aproximadamente dez anos, atuou na África no combate à lepra e doenças tropicais. Teve atuação destacada no combate à doença de Chagas no sul do Brasil e foi um dos incentivadores para a implantação e desenvolvimento do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia na universidade. Participou de inúmeras pesquisas voltadas às doenças infecciosas e tropicais, tendo uma vasta publicação científica na área.

Como resultado das relevantes atividades desenvolvidas à população e à universidade, foi agraciado com o título de professor emérito da FURG em 2001.

A FURG e a Faculdade de Medicina (Famed) solidarizam-se com seus familiares e amigos neste momento de pesar.