LITERATURA

Projeto Kilombo Literário da FURG-SLS divulga agenda de encontros do semestre

Rodas de leitura acontecem nas quintas-feiras, às 19h, e valorizam a produção de autoras e autores negros

Com o objetivo de resgatar a ancestralidade, promover o acolhimento e fomentar o protagonismo de estudantes negros na universidade, o projeto Kilombo Literário dá sequência, neste semestre letivo, às suas atividades junto à comunidade acadêmica da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

Criado em 2019 junto ao campus Carreiros, o Kilombo Literário teve início no campus lourenciano em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Desde lá, tem promovido, sistematicamente, rodas de leitura com obras de autoras e autores negros.

A iniciativa se insere no contexto da formação de leitores, bem como da promoção e difusão da literatura. Em cada ocasião, é escolhido um conto que será lido conjuntamente entre os participantes, em formato de partilha.

As rodas são abertas à comunidade acadêmica e à população em geral, e incluem desde conversas informais sobre as impressões de cada um dos presentes, a debates críticos sobre as temáticas retratadas nas histórias, assim como bate-papos com autores.

No semestre atual, os encontros – que tiveram início em 6 de outubro - acontecem às quintas-feiras, das 19h às 20h30. Até o momento, já foram realizadas duas rodas de leitura, uma delas online, com participantes de todo o Brasil, e outra na Escola Técnica Estadual Santa Isabel (Etesi). Já a primeira atividade presencial deste ciclo promovida pelo Kilombo Literário no campus São Lourenço do Sul acontece na próxima quinta-feira, 27.

Confira o cronograma das próximas rodas de leitura:

Outubro
27/10 – Roda na FURG – Prédio 1

Novembro
03/11 – Escola Estadual de Ensino Médio Rodolfo Bersch – Zona rural (noite)
04/11 – Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Jose Herbst – Zona urbana (manhã)
10/11 – Feira do Livro (noite)
17/11 – Roda na FURG
20/11 - Roda online (domingo/ a definir)
24/11 – Roda na FURG

Dezembro
01/12 – Roda online
08/12 – Escola ou quilombo (a definir)
15/12 – Roda na FURG
22/12 – Roda na FURG

Janeiro
05/01 – Escola ou quilombo (a definir)
12/01 – Escola ou quilombo (a definir)
19/01 – Roda na FURG
26/01 – Roda na FURG

Informações sobre cada encontro também serão divulgadas periodicamente nas redes sociais do projeto. Acompanhe pelo Facebook ou Instagram.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.