EDITAL ESPECÍFICO SIMPLIFICADO

Processo seletivo da FURG-SLS com vagas para o segundo semestre recebe inscrições até quarta, 10

Estudantes podem utilizar notas de qualquer uma das últimas cinco edições do Enem

Encerra nesta quarta-feira, 10, o período de inscrições para o Edital de Vagas Complementares da FURG para o próximo semestre. Qualquer pessoa que tenha realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das últimas cinco edições (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021) e obtido a nota mínima poderá concorrer a uma das 134 vagas em cursos superiores oferecidas pela FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

As vagas referem-se àquelas que não foram preenchidas em editais anteriores, em cursos de graduação presenciais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse) da FURG.

Atualmente, a universidade oferece cinco cursos de graduação em São Lourenço do Sul, sendo eles: Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Todos estão com vagas abertas no presente edital.

O diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, destaca que a seleção é uma oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior ainda neste ano. “Em um mundo em que cada vez mais os profissionais são exigidos e mais qualificação é demandada, a formação em nível superior ganha cada vez mais destaque”, orientando que os interessados fiquem atentos às etapas do processo e às vagas disponíveis.

“A universidade federal é gratuita, os cursos estão entre os melhores do Brasil e, nesse novo edital, viemos novamente buscar facilitar e oferecer uma nova opção de entrada para aqueles que desejam concluir um curso de nível superior”, enfatiza Eduardo. O convite é reforçado pela vice-diretora da FURG SLS, Carmem Pacheco Porto. “Você pretende estudar em uma universidade pública, gratuita e reconhecida por sua qualidade? Então vem para a FURG!”.

 

Como realizar a inscrição?

Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso no Edital de Vagas Complementares. A nota final de cada inscrito será calculada através de média ponderada. Estarão aptos a concorrer às vagas do edital aqueles que tiverem obtido nota mínima em todas as áreas do conhecimento nas provas do Enem (Redação - 200,00; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 120,00; Matemática e suas Tecnologias - 120,00; Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 120,00; Ciências Humanas e suas Tecnologias – 120,00).

Os dados devem ser preenchidos corretamente no site da Coperse até o dia 10 de agosto. Candidatos que concorrerem por alguma das modalidades de reserva de vagas - seja por cotas étnico-raciais ou socioeconômicas – devem atentar-se às especificidades do edital na hora de se inscrever.

Quem tiver dúvidas sobre o processo seletivo, ou não tiver acesso à internet para realizar a sua inscrição, pode entrar em contato com a secretaria do Campus São Lourenço do Sul, pelo telefone fixo (53) 3251.9450 ou WhatsApp (53) 98407-8008.

 

Quando iniciam as aulas?

O ingresso dos selecionados ocorre no segundo semestre de 2022, com início das aulas em setembro. Além do Campus São Lourenço do Sul, a FURG também oferta, no mesmo edital, vagas para os campi Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. A lista de candidatos homologados será divulgada no dia 12 de agosto, de classificação geral no dia 16 e a convocação oficial dos selecionados ocorre no dia 19.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.