INTEGRAÇÃO

Graduandos em Educação do Campo da FURG-SLS promovem dinâmicas com estudantes do ensino fundamental

Crianças do 7º ano conheceram o campus da universidade e participaram de atividades sobre geometria e segurança alimentar

Na última quinta-feira, 25, o campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu estudantes do ensino fundamental. Na oportunidade, o grupo - composto por quatorze alunos e alunas do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, acompanhados pelas professoras Patrícia dos Santos Schneid e Sueli Strelow – conheceu o espaço físico da universidade e participou de atividades lúdicas desenvolvidas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

As dinâmicas realizadas integram as disciplinas de Prática Pedagógica em Ciências Naturais VII e Matemática para Educação do Campo II, ministradas pelos docentes Eduardo Antunes Dias e Berenice Vahl Vaniel.

Inicialmente, os graduandos Ana Teresa Santana e Fábio José Klafke alertaram os pré-adolescentes sobre a importância de garantir a segurança alimentar da população. Para isso, abordaram a falta de diversidade nutricional em voga no sistema atual e explicaram o papel que as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) ocupam na superação desta realidade.

Em seguida, Moises Andersen Alencastro elaborou uma atividade prática sobre formas geométricas. “Acredito que foi um importante trabalho coletivo que, através da interação e da manipulação de figuras geométricas, possibilitou aos estudantes da educação básica se envolverem ativamente na construção de conhecimentos sobre área e perímetro”, explica a professora Berenice, que orientou o discente.

A docente ressalta que os desafios propostos aos estudantes da EMEF Machado de Assis foram desenvolvidos a partir de situações cotidianas e lúdicas, o que, segundo ela, desperta neles o desejo de aprender.

“Avaliamos que essa atividade também foi importante para que as crianças e jovens que estiveram presencialmente aqui pudessem conhecer a FURG, os cursos que temos, e vislumbrar na universidade uma possibilidade de cursar o ensino superior público e gratuito em São Lourenço do Sul”, entende Berenice, agradecendo a escola e as professoras por aceitarem o convite.

Patrícia dos Santos Schneid, professora da EMEF Machado de Assis, considera que a parceria com a FURG sempre foi muito bem acolhida pela escola, uma vez que a universidade auxilia, inclusive, na atualização dos trabalhadores. “Já participamos de aula no laboratório de Biologia. Nossas formações de professores realizadas pela instituição foram proveitosas e gostaria que continuassem”, conta.

Para Patrícia, a ação desenvolvida com os alunos foi importante. “Alguns alunos identificaram as Panc mostradas e gostaram das receitas. Poderíamos fazer uma aula de culinária ou até mesmo a construção de horta com eles. A aula de matemática sobre perímetro e área foi muito produtiva. Adoramos participar e esperamos novos convites”, sugere.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galería

Crianças do 7º ano conheceram o campus da universidade e participaram de atividades sobre geometria e segurança alimentar

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM