O Campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) será sede, no próximo sábado, 26, de uma oficina de introdução à cerâmica, promovida pelo Movimento Ceramista ACeNa e o Ateliê das Emoções, com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo de incentivo às diversas formas de manifestações culturais do município.
A experiência gratuita, intitulada “Vivências Integrativas: do barro ao fogo”, está programada para ocorrer das 14h às 16h30, no prédio 1 da Universidade (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2236). A oficina abordará a modelagem manual de cerâmica artesanal e seus benefícios para a saúde mental.
“Neste dia, vocês terão contato com o barro e aprenderão técnicas que auxiliarão a dar forma às suas obras de arte”, informou a organização.
Todos os materiais serão fornecidos gratuitamente aos participantes, sendo sugerido apenas que os envolvidos levem um pano para secar as mãos e uma caixa de papelão para transportar as peças produzidas.
As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário (disponível aqui). Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo Instagram do Movimento Ceramista ACeNa.
Segundo encontro
A continuação da atividade ocorrerá no dia 9 de novembro, das 8h30 às 18h, quando o barro será transformado em cerâmica.
“Neste dia, vocês terão contato com o fogo, participarão de uma roda de conversa sobre saúde mental e farão saquinhos que poderão servir como embalagem para suas próprias peças”, informaram os organizadores.
A atividade será realizada em um espaço aberto, na Rua Molino Crespo, 422. É recomendado o uso de protetor solar, boné, óculos escuros e que os participantes levem seu próprio copo ou caneca.
A data da atividade poderá ser alterada em caso de condições climáticas adversas.
Os participantes que comparecerem aos dois encontros receberão um certificado de 12h.