DIÁLOGO

FURG-SLS realiza rodas de conversa sobre saúde mental com comunidade universitária

Em conjunto, estudantes e professores discutiram e repensaram estratégias pedagógicas e de acolhimento no retorno presencial

O campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu nas últimas quarta e quinta-feira, 27 e 28 de julho, respectivamente, momentos de escuta junto à comunidade universitária. Nos encontros, alunos e professores puderam dialogar sobre as dificuldades e os anseios que estão sendo enfrentados no retorno ao ensino presencial e os processos avaliativos e de acolhimento que estão sendo prestados à comunidade universitária.

As coordenações de cursos recomendaram que os docentes suspendessem suas aulas e atividades nos turnos em que as rodas de conversa foram realizadas. O objetivo era que cada pessoa pudesse expressar como se sente dentro da FURG, bem como fortalecer o grupo para traçar ações de enfrentamento em conjunto.

Para o diretor do campus, Eduardo Vogelmann, a iniciativa foi positiva. “A pandemia, associada a problemas econômicos e mudanças no modo de vida com o retorno à presencialidade - após um período de quase dois anos em ensino remoto - acabaram afetando todos os servidores e alunos. Então em acordo com todos, decidimos fazer um momento de parada coletiva para avaliar o andamento do ano, do processo de retorno e apontar os problemas para os quais precisamos repensar e apresentar soluções”, compreende.


Demanda de estudantes

As rodas de conversa foram organizadas após reivindicação dos próprios estudantes, que na última semana colaram cartazes nas dependências da universidade, fomentando o debate sobre a saúde mental.

Um dos alunos que propuseram a ação foi Arisandro Mendes, vinculado ao curso de Agroecologia. Ele conta que, após situações que abalaram discentes, juntos, eles criaram uma rede de apoio para discutir os fatos e elaborar formas de intervenção. “A ideia foi repensar a maneira de educação dos espaços educacionais que estão sendo construídos pós-pandemia. Em dois anos aconteceu muita coisa... Não só com os estudantes, mas os docentes e as docentes também acabaram ficando fragilizados de alguma forma. E no retorno presencial, as coisas só foram acontecendo”, explica.

Com as rodas de conversa, Arisandro considera que foi possível estimular reflexões em sala de aula. “A gente vai seguir mesmo com essas práticas pedagógicas? Elas estão dando certo? Elas já deram certo em algum momento? Alguns professores já estão repensando junto com a gente em outras estratégias para esse semestre mesmo, para que a gente possa produzir conteúdo acadêmico de qualidade, respeitando os nossos limites”, relata.

Coordenador do mesmo curso, Marcelo Stumpf entende que o diálogo proposto pelo movimento estudantil foi fundamental para que fosse possível entender melhor as diferentes realidades pelas quais os estudantes estão passando. “A pandemia teve impactos diversos, afetando os alunos e alunas e interferindo em seu aproveitamento estudantil, bem como na saúde mental da comunidade universitária como um todo. Parar para se expressar livremente, escutar e refletir foi uma forma inicial de resgate à humanidade abalada durante o período longo de reclusão”, observa.

Marcelo conta que, após os primeiros encontros, uma nova reunião entre docentes já foi agendada para seguir debatendo o tema. “Na busca de pensar as práticas docentes, encontrar estratégias para fortalecer os laços pessoais no campus e aumentar o sentimento de pertencimento à FURG por parte dos discentes e das discentes”, indica.


Ações da Prae
Atualmente, a FURG-SLS, a partir da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) tem oferecido apoio à comunidade acadêmica por meio de atendimentos psicológicos individuais, agendados ou com demanda espontânea; no Projeto de Ensino Ateliê Literário: as emoções através da arte, que acontece semanalmente e por intermédio das ações multidisciplinares da equipe Prae-SLS nos diferentes programas e projetos, como: Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), Casa do Estudante Universitário (CEU), bem como em atendimentos e acompanhamentos enquanto equipe da Prae.

Avaliação do Docente pelo Discente
Está aberto até 14 de agosto o período de Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) referente ao 1º semestre letivo de 2022. A ação, realizada sistematicamente pela FURG desde o ano 2000, busca otimizar os processos da universidade através da análise crítica por parte dos discentes de aspectos positivos e que podem ser melhorados no desempenho de cada docente.

Na ADD as respostas são sigilosas, não existindo possibilidade de identificação nominal de quem fez a avaliação. Saiba como responder o formulário aqui.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.