EVENTO

FURG São Lourenço do Sul celebra Dia do Cooperativismo na Praça Central

Ação aconteceu na manhã do último sábado, 9, e contou com a presença de agricultores, cooperativas e da comunidade em geral

Em alusão ao mês do cooperativismo, celebrado ao longo de julho, docentes e estudantes do curso de Gestão de Cooperativas da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) realizaram uma celebração na praça central Dedê Serpa, na manhã do último sábado, 9, concomitantemente à feira livre municipal.

Apesar da chuva, a atividade, que tinha o intuito de promover o cooperativismo na região, contou com a presença da comunidade acadêmica do Campus São Lourenço do Sul; de representantes de cooperativas locais, como Cooperforte, Cresol, Languiru, Sicredi, Unicred; de agricultores feirantes, parceiros da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), e do público em geral.

Professora do curso de Gestão de Cooperativas, Liandra Caldasso explica que a escolha por fazer a atividade na praça ocorreu pelo local ser um espaço público com bastante circulação. "É onde a comunidade se encontra aos sábados”, entende.

Também docente da FURG-SLS, Márcia Umpierre aponta que a ação dialoga com o movimento de intercooperação entre as empresas, que tem sido fomentado pela equipe de Gestão de Cooperativas. O curso, segundo ela, atua como um “elo integrador”, e é responsável por formar profissionais para atuação junto às cooperativas que já estão constituídas no município, ou que possam vir a existir no futuro.

“A gente entende que muitas pessoas precisam conhecer e compreender o que é Gestão de Cooperativas, que a FURG é uma universidade gratuita, e que é necessário a gente poder falar um pouco sobre o curso com as pessoas, com os próprios trabalhadores das cooperativas”, destaca a professora. Segundo ela, a ideia dos organizadores da atividade foi mostrar o potencial do município no que diz respeito a processos cooperativos. “A ideia é mostrar para a cidade o quanto o cooperativismo é forte em São Lourenço do Sul. O quanto o cooperativismo gera de renda e de trabalho para a cidade” enfatiza.

Aproximação com cooperativas

Coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, criado há cinco anos, Márcia explica que quando ela e outros colegas chegaram à FURG-SLS, em 2016, um dos primeiros movimentos adotados foi estabelecer a aproximação da universidade com a Prefeitura Municipal e com as cooperativas locais. “Essa aproximação vem estreitando ao longo dos anos e que vem fortalecendo nossas relações e nossa solidificação aqui no Campus”, relata, destacando que estudantes têm realizado estágios e assumido cargos junto às cooperativas, e as empresas prestam apoio à universidade nas ações propostas. Uma das últimas parcerias firmadas foi junto à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que está se inserindo na região.

Entendendo a importância da FURG em assumir o protagonismo nas ações, uma das dificuldades relatadas pela professora no que diz respeito à manutenção do contato frequente com as entidades têm sido a indisponibilidade de recursos. “Nem sempre a gente consegue efetivar o projeto, em função dos recursos. Nós não temos o suficiente para fazer as idas de transporte. Esse é um fator limitador e dificultador das nossas relações e aproximações”.

Márcia afirma que a situação abrange tanto os deslocamentos para municípios vizinhos, como as visitas ao interior de São Lourenço. “O interior de São Lourenço é muito grande e nem sempre a gente consegue fazer essas ações tão fortes com os cooperados, como por exemplo, da Coopar, exatamente porque dependemos do transporte e do caminho até chegar a essas pessoas”, explica. “A gente entende que não basta só às pessoas nos procurarem, é fundamental nós nos apresentarmos às pessoas”, salienta.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galería

Ação aconteceu na manhã do último sábado, 9, e contou com a presença de agricultores, cooperativas e da comunidade em geral

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM