INTEGRAÇÃO

FURG recebe estudantes de escola rural de São Lourenço do Sul em oficina de microscopia

Alunos e alunas da EEEF Padre Maximiliano Strauss conheceram o campus e aprenderam como utilizar equipamentos de laboratório

Recentemente, estudantes do 6° ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Maximiliano Strauss – localizada no Boqueirão, 1º distrito – estiveram no campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), acompanhados do professor de Ciências, João Ari Kath. Na ocasião, além de conhecerem a estrutura do local, o grupo teve a oportunidade de participar de uma oficina de microscopia em um dos laboratórios do campus.

A atividade integra o projeto de extensão "Escola na Universidade em São Lourenço do Sul", desenvolvido pelas professoras Adriana Salamoni e Gracieli Trentin, e pelas técnicas Andreisa Damo e Tatiane Penteado Gonçalves. O intuito da iniciativa é aproximar a universidade das escolas da região, promovendo o intercâmbio de saberes entre alunos e professores, e fomentando a ocupação dos espaços e o acesso a equipamentos científicos por pessoas da comunidade.

Na visita, os estudantes da EEEF Padre Maximiliano Strauss aprenderam noções básicas de como utilizar a lupa e o microscópio, enxergando as pequenas partes que constituem células de flores e de alimentos como batata e cebola. As alunas Milena Becker, 8º, e Manuela Schnorr, do 7º ano, relatam que já conheciam os equipamentos, mas nunca tinham tido a oportunidade de manuseá-los. “É legal que dá para ver o que a gente não consegue enxergar a olho nu”, diz Manuela.

Para o professor João Ari, a atividade foi muito proveitosa. “Os professores da FURG são excelentes e despertam e estimulam os alunos a pesquisa e ao conhecimento científico”, afirma, contando também que a escola recentemente adquiriu um microscópio, e que a parceria com a FURG auxiliará no desenvolvimento das aulas de Ciências da instituição.


Histórico do projeto

Adriana conta que o grupo da EEEF Padre Maximiliano Strauss é o primeiro a participar de uma oficina do projeto, que foi inscrito em 2019 e teria início no ano seguinte, mas foi suspenso em virtude do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Ela relembra que a ideia foi concebida a partir da atração que o laboratório de microscopia e a maquete da Bacia Hidrográfica do Arroio São Lourenço (que também faz parte da iniciativa) causavam aos estudantes que conheciam os espaços do campus em edições da Semana Aberta.

“Assim, a gente resolveu fazer um projeto em conjunto para trazer as escolas da região, independente da série que os alunos estejam”, explica a docente. “Não é um laboratório que seja usado todos os dias, em todos os horários, então a gente viu que ele podia ser também acessado pela comunidade, ainda mais porque percebemos que algumas escolas não têm esses equipamentos”.

Adriana diz que o projeto dialoga com o tripé da universidade, baseado em ensino, pesquisa e extensão. “Precisamos nos aproximar da comunidade, tanto para FURG ser vista, enxergada e conhecida, como também pelo papel que temos como servidores em levar uma contribuição para o local aonde estamos inseridos”.

Para a professora, a aula de microscopia contempla uma forma a mais de aprendizado. “Uma forma prática, para que eles possam se interessar também pela Ciência e por fazer uma universidade, por continuar estudando depois. É uma troca de conhecimentos da gente com os professores da rede pública ou privada básica da região, e também com os alunos. É um crescimento enorme para todos”, complementa.

Agora, a ideia da equipe é articular com outras escolas da região novas visitas ao laboratório. Além disso, também serão propostas oficinas de formação restritas aos professores.

 

 

 

Galería

FURG recebe estudantes de escola rural de São Lourenço do Sul em oficina de microscopia

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM