PROCESSO AVALIATIVO

FURG convida estudantes do campus SLS a avaliarem docentes até 14 de agosto

Ação tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na universidade

Com a abertura do período de avaliação do Docente pelo Discente (ADD) referente ao 1º semestre letivo de 2022, alunos e alunas do campus da FURG em São Lourenço do Sul (FURG-SLS) têm até o dia 14 de agosto para avaliarem os seus docentes.

A ação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), acontece sistematicamente desde o ano 2000. Com a ADD, a universidade busca obter o retorno dos estudantes acerca das disciplinas realizadas em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD oferecidos pela FURG, e a partir dela, otimizar seus processos, através da análise crítica por parte dos discentes de aspectos positivos e que podem ser melhorados no desempenho de cada docente.

Serão avaliados todos os professores e professoras que ministraram aulas nas disciplinas cursadas durante o período letivo avaliado. Os resultados são disponibilizados no Sistema FURG, no menu Avaliação do Docente/Turmas – Resultados, após o término do semestre. Assim, os estudantes terão acesso às informações de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na unidade acadêmica na qual estão vinculados.

Para o diretor da FURG-SLS, a contribuição da comunidade acadêmica possibilita melhorar o ensino na universidade. “Com os resultados da avaliação são gerados relatórios específicos para as disciplinas e para os docentes, o que nos ajuda muito no planejamento e aprimoramento das políticas de ensino da FURG, na melhoria da gestão do espaço físico do campus e nos trazem uma visão dos estudantes sobre a condução das aulas, o que é importante para que os docentes avaliem o seu planejamento e desempenho frente às disciplinas durante o ano”, explica.

É importante destacar que na ADD as respostas são sigilosas, não existindo possibilidade de identificação nominal de quem fez a avaliação. Não é obrigatório que alunos e alunas realizem o preenchimento de todas as questões - embora quanto mais informações forem inseridas, mais completo será o processo de avaliação – sendo possível que, ao longo do período em que a ADD estiver aberta, os estudantes possam realizar avaliações em partes, atualizando o formulário. Há também, no atual formato, um espaço em branco para livre manifestação no final da avaliação de cada docente.

Como realizar a Avaliação do Docente pelo Discente (ADD)?

O formulário de avaliação deve ser preenchido via Sistema FURG. Para participar é só estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD. Basta acessar o Sistema FURG, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”.

Análise dos resultados

A unidade acadêmica e a coordenação de curso, de posse dos resultados, analisam e elaboram um relatório contendo também ações previstas para melhoria das atividades de ensino dos seus docentes. A CPA sugere a realização de seminários ou conversas com a comunidade acadêmica acerca dos resultados e ações planejadas.

Todos os comentários colocados pelos estudantes são lidos pelos gestores e docentes. Eles ficam disponíveis à direção da unidade acadêmica do curso, à coordenação do curso e cada docente tem acesso aos comentários colocados na sua avaliação.

Para qualquer dúvida que o estudante ainda tenha sobre o processo da avaliação docente, desde como acessar o sistema até como funciona o processo, entrar em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), através do e-mail dai@furg.br ou pelos telefones 53 32336918 ou 32336945.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.