GEOLOCALIZAÇÃO

Projeto Caminhos Universitários é lançado durante Acolhida Cidadã no campus FURG-SAP

Criado por um acadêmico, o projeto fornece mapas para alunos se localizarem nos campi

 

Mais uma vez, o campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha vem se mostrando pioneiro com iniciativas de alunos que orgulham a comunidade acadêmica. Desta vez, durante a Acolhida Cidadã, atividade que busca recepcionar e integrar os calouros, veteranos, docentes e servidores da universidade no retorno às aulas, foi a vez de o acadêmico do curso de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Dioges Webler, lançar o projeto “Caminhos Universitários”, que promete facilitar a vida dos estudantes nos campi.

Utilizando o próprio mecanismo de geolocalização, Webler apresentou o projeto que consiste em um conjunto de mapas dos diferentes campi da FURG e da Unidade Saúde. Ele está vinculado ao Programa "Nas Trilhas do Empreendedorismo Social: interlocução entre universidade e comunidade", que tem seu foco voltado para contribuir na transformação de realidades de pessoas e grupos sociais em vulnerabilidade. Assim, é assumido pelos integrantes do GES-Grupo de Empreendedorismo Social da FURG-SAP, onde também tem a contribuição da acadêmica Karine Volkmer.

O projeto fornece um conjunto de mapas dos espaços universitários, para localização rápida e simples. Seu propósito é criar um conjunto de cartas geográficas para que as pessoas se localizem, de forma simples e dinâmica, nos espaços da FURG.

Durante o tempo em que esteve estudando no campus Carreiros, o criador do “Caminhos Universitários” encontrou um pouco de dificuldade no entendimento dos mapas de localização que estão disponíveis no campus. “Selecionei o que para mim, como estudante, seriam os pontos essenciais que um calouro deve conhecer para se locomover dentro do Carreiros facilmente, que são os RU’s, as Casas do Estudante, o Hotel de Trânsito, o Centro de Convivência, os pavilhões, os pontos de cópias Xerox e a rota do interno, e a partir disso desenvolvi o mapa simplificado. O segundo passo foi completar esse mapa com todo o restante do campus, que resultou no mapa completo do Carreiros”, explica Webler. “Essa foi a minha grande motivação para começar esse trabalho”, completa.

Segundo o estudante, depois disso, ele sentiu a necessidade de expandir o projeto para os campi fora de sede e começar a detalhar os prédios dentro do Carreiros, começando a conversar com as pessoas responsáveis pelas Escolas, Institutos, Pró-reitorias e demais espaços dentro da universidade.

Mapeamento:

No site do projeto os alunos encontrarão os mapas de todos os campi da FURG, divididos da seguinte forma: mapa simplificado do Campus Carreiros (FURG/RG); mapa da Unidade Saúde da FURG; mapa da FURG-SAP; mapa da FURG-SLS; mapa da FURG-SVP; mapa das representações da FURG-RG; mapa completo do Campus Carreiros, além do mapa do Oceantec/RG (Parque Científico e Tecnológico da FURG).

Também estão em fase de construção os mapas das Unidades Acadêmicas da FURG, já estando disponíveis para visualização o mapa do C3 - Centro de Ciências Computacionais - FURG/RG e da EQA - Escola de Química e Alimentos – FURG/RG.

Dicas sobre a utilização dos mapas

Os pontos estão representados por ícones. O símbolo do Erlenmeyer representa os laboratórios; o símbolo da mesa representa as salas de permanências; o símbolo do capelo (chapéu de formatura) representa as outras salas; o símbolo de um livro aberto com uma cabeça em cima representa as bibliotecas e o símbolo de um livro aberto representa espaço de estudo dentro da biblioteca.

Outra dica importante: para espaços com mais de um andar, o estudante deve abrir uma camada de cada vez, selecionando ou “desselecionando” os quadrados no canto esquerdo, para que a leitura do mapa fique mais clara, simples e prática.

Fuente: Claudia Laguna