ALIMENTAÇÃO

Oficina de reaproveitamento de alimentos é realizada na Casa do Estudante da FURG de Santo Antônio de Patrulha

Estudantes também aprenderam a cultivar alimentos em uma horta orgânica.

 

A saúde e a nutrição são assuntos que devem ser tratados com grande importância em todas as fases da vida. Principalmente, na etapa de crescimento da criança e do adolescente e em seu período escolar e acadêmico. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) do Campus de Santo Antônio da Patrulha, ofereceu uma Oficina de reaproveitamento de alimentos para os moradores da Casa do Estudante. O curso, com duração de três horas, foi ministrado pela nutricionista da Prae de Rio Grande, Clarice Lages de La Rocha, na tarde do dia 3 de junho, no alojamento.

Durante a oficina, os alunos puderam aprender sobre organização e conservação de alimentos na geladeira, além de receitas como geleias, sucos, bolos e doces. Além disso, também cozinharam beijinho de abacaxi, usando a própria fruta como ingrediente para o preparo.

No dia seguinte, os estudantes foram instruídos sobre como as partes dos ingredientes que não são usadas nas receitas podem ser aproveitadas. A “coroa” do abacaxi foi plantada na horta orgânica, criada ao lado da Casa do Estudante, para que eles possam cultivar o próprio alimento, bem como mudas de alface, cebolinha e outras hortaliças.

Clarice explicou aos alunos sobre o tempo de plantio de acordo com a lua, orientações sobre cuidado com a terra, e a colheita adequada para que os alimentos não sejam desperdiçados e possam crescer novamente.

A coordenadora da Prae do campus de SAP, Alini Mariot, estava presente nos dois dias e falou sobre a importância das oficinas para a construção da identidade da Casa do Estudante. “Essas reuniões geram neles uma boa convivência e um espírito de aprender a fazer as coisas em comunidade, além de ampliar os costumes deles e a organização como um todo”, finaliza Alini.

Fuente: Divulgação