INCLUSÃO

Filme “Farol das Orcas” será exibido na 2ª edição do INCLUISAP

Longa trata sobre o espectro autista de forma terna e especial

 

Depois do sucesso da primeira edição do INCLUISAP, parceria firmada entre Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo, (Patrulha Azul) e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) do Campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), para apresentar uma sessão de cinema de forma gratuita à comunidade uma vez ao mês, a segunda edição do projeto trará o filme “Farol das Orcas” nesta quinta, 25 de agosto, com exibição na Praça CEU, ás 19h.

A trama mostra a vida de Beto (Joaquín Furriel) em sua isolada moradia aonde conduz seus estudos e mantém um relacionamento de confiança com as orcas do local, especialmente uma chamada Shaka. O documentário é assistido pela espanhola Lola (Maribel Verdú), mãe do menino autista Tristán (Joaquín Rapalini), que presencia o filho demonstrando sinais de emoções pela primeira vez em muito tempo. Desesperada para ajudá-lo como podia, aparece de surpresa na casa do protagonista.

Para a coordenadora da Prae-SAP, Alini Mariot, "Estes projetos sociais vão ao encontro de novas parcerias e de uma universidade mais presente na nossa comunidade, a FURG de portas abertas simboliza uma universidade de todos e para todos".

A Prae-SAP e a Patrulha azul acreditam em uma sociedade mais empática e que valoriza a diversidade, por isso estão juntas traçando novos caminhos para a inclusão de nossa cidade.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Fuente: Claudia Laguna