A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu, nesta semana, os números de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica que serão disponibilizadas para estudantes de graduação no ciclo de 2025-2026.
A distribuição das cotas está em andamento, com base na classificação obtida pelos planos de trabalho submetidos ao Edital Unificado 2025-2026.
Apesar de não estar prevista no cronograma do edital, essa etapa está sendo conduzida de forma transparente e informativa, reafirmando o compromisso da Propesp com a lisura dos processos seletivos.
"O ano de 2025 marca um avanço significativo na consolidação da pesquisa e da inovação tecnológica na Universidade. O aumento do número total de bolsas evidencia o fortalecimento dessas ações na FURG", evidenciou a Propesp.
Entre os destaques, também está a ampliação das políticas de Ações Afirmativas (AAF), que agora contemplam coordenadores e estudantes. Como resultado, a Fapergs destinou 10% de bolsas adicionais vinculadas às AAF.
"Uma conquista relevante para a promoção da inclusão e da diversidade nas atividades acadêmicas", complementou a Propesp.
No total, a FURG contará com 200 bolsas do CNPq, 122 bolsas da Fapergs e 70 bolsas EPEC/FURG no próximo ciclo.
A Propesp parabeniza todas as pessoas envolvidas e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação como pilares do desenvolvimento regional e nacional.