RECONHECIMENTO

Professores da FURG lideram estudo internacional com financiamento para pesquisa esportiva

Atualmente em fase de coleta de dados, pesquisa será encerrada no final do ano com um evento na Arábia Saudita

Selecionada entre mais de 400 propostas de mais de 60 países de todos os continentes, a pesquisa ‘As percepções de jovens sauditas e outros atores-chave sobre os limites e possibilidades de participação na atividade física e no esporte’, liderada pelos professores Billy Graeff e Alan Knuth, do Instituto de Educação (IE) da FURG, foi eleita por um comitê científico independente nomeado pela Academia Internacional de Ciência e Tecnologia do Esporte (AISTS) com sede em Lausanne, Suíça.

 

A equipe de coordenação da pesquisa ainda conta com Abdul Rahim Muslem Al Droushi (Sultan Qaboos University - Oman), Jorge Knijnik (Institute for Culture and Society/Western Sydney University – Austrália), Arnošt Svoboda e Simona Safarikova (Palacký University Olomouc – República Tcheca), além de diversos pesquisadores assistentes e bolsistas de universidades brasileiras e estrangeiras. A pesquisa está iniciando a fase de coleta de dados e seu encerramento será coroado com um evento em Riad, na Arábia Saudita, no final de 2022.

Segundo o professor Billy Graeff, “fomos capazes de montar uma equipe fortíssima internacionalmente e vencer a disputa pelo financiamento sobretudo a partir de experiências anteriores similares que a FURG liderou, com o apoio do IE, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) e da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) e de outros órgãos e pessoas que contribuíram para fazer da FURG um espaço de produção acadêmica de nível mundial em excelência”.

Segundo o professor Alan Knuth, “a proposta pode ter sensibilizado o comitê científico em função da pequena participação da Arábia Saudita em pesquisas no campo da atividade física e esportes. Conforme o Observatório Global de Atividade Física (GoPA) as pesquisas sauditas representam 0,35% da pesquisa mundial na área. O tema da atividade física e esportes tem relação com diversos campos como o lazer, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano”. O professor também enfatiza a importância do estabelecimento de uma rede com pesquisadores locais e de outras partes do mundo, criando laços para a sequência das pesquisas na área, estudos comparativos e pactuação de agendas.

O primeiro eixo da pesquisa ocorrerá a partir de um inquérito que usará o questionário para conhecer as experiências de jovens sauditas com atividade física e esporte na escola e fora dela, bem como as preferências e barreiras para o acesso.