Selecionada entre mais de 400 propostas de mais de 60 países de todos os continentes, a pesquisa ‘As percepções de jovens sauditas e outros atores-chave sobre os limites e possibilidades de participação na atividade física e no esporte’, liderada pelos professores Billy Graeff e Alan Knuth, do Instituto de Educação (IE) da FURG, foi eleita por um comitê científico independente nomeado pela Academia Internacional de Ciência e Tecnologia do Esporte (AISTS) com sede em Lausanne, Suíça.
A equipe de coordenação da pesquisa ainda conta com Abdul Rahim Muslem Al Droushi (Sultan Qaboos University - Oman), Jorge Knijnik (Institute for Culture and Society/Western Sydney University – Austrália), Arnošt Svoboda e Simona Safarikova (Palacký University Olomouc – República Tcheca), além de diversos pesquisadores assistentes e bolsistas de universidades brasileiras e estrangeiras. A pesquisa está iniciando a fase de coleta de dados e seu encerramento será coroado com um evento em Riad, na Arábia Saudita, no final de 2022.
Segundo o professor Billy Graeff, “fomos capazes de montar uma equipe fortíssima internacionalmente e vencer a disputa pelo financiamento sobretudo a partir de experiências anteriores similares que a FURG liderou, com o apoio do IE, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) e da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) e de outros órgãos e pessoas que contribuíram para fazer da FURG um espaço de produção acadêmica de nível mundial em excelência”.
Segundo o professor Alan Knuth, “a proposta pode ter sensibilizado o comitê científico em função da pequena participação da Arábia Saudita em pesquisas no campo da atividade física e esportes. Conforme o Observatório Global de Atividade Física (GoPA) as pesquisas sauditas representam 0,35% da pesquisa mundial na área. O tema da atividade física e esportes tem relação com diversos campos como o lazer, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano”. O professor também enfatiza a importância do estabelecimento de uma rede com pesquisadores locais e de outras partes do mundo, criando laços para a sequência das pesquisas na área, estudos comparativos e pactuação de agendas.
O primeiro eixo da pesquisa ocorrerá a partir de um inquérito que usará o questionário para conhecer as experiências de jovens sauditas com atividade física e esporte na escola e fora dela, bem como as preferências e barreiras para o acesso.