LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Professoras do município e da FURG representam o Brasil em boletim internacional

Texto relata reflexões vivenciadas no grupo MoSaiCo Edu e nas escolas públicas

No desafiador contexto da pandemia, três professoras da Educação Básica do município de Rio Grande, participantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu, desenvolvem atividades interdisciplinares remotamente, promovendo o protagonismo dos estudantes.

As professoras Joana Soares, Luciane Martins e Nádia Martins, das escolas municipais de Ensino Fundamental Bento Gonçalves e Pedro Carlos Peixoto Primo e Mauren Porciúncula do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG compartilharam essa experiência no 13º volume do Boletim do Projeto Internacional de Letramento Estatístico (ISLP), da Associação Internacional de Educação Estatística (IASE), editado pela Finlândia, e publicado no mês de julho de 2021.

O texto relata reflexões e aproximações vivenciadas no grupo MoSaiCo Edu para implementação do Programa de Letramento Estatístico (LeME) nas escolas públicas onde atuam durante as aulas remotas em meio à pandemia da Covid-19.

“Fazer parte do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu - é uma aventura diária! Nele reinventamos nossa forma de trabalhar incluindo projetos de aprendizagem interdisciplinares que promoverão o aprendizado dos estudantes de forma interativa e lúdica. Além de repensar em nossas práticas cotidianas, o Mosaico nos permite navegar pelo universo acadêmico por intermédio de leituras, diálogos e produções científicas”, ressaltam as docentes.

Empolgadas com o alcance do trabalho elas dizem que, “escrever para o Newsletter do ISL Publicações, saber que as experiências que desenvolvemos em nossas escolas rio-grandinas já atingiram a Finlândia, não tem preço. É a soma do trabalho acadêmico com as práticas que circulam pelos corredores escolares, na cidade de Rio Grande, percorrendo o mundo”.

O Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu, pertence ao Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst coordenado pela professora Mauren Porciúncula, tem parceria com o Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE /FURG/CNPq e apoio da Fundação Carlos Chagas – FCC de São Paulo.