INOVAÇÃO

Lideranças da FURG participam de formação da Mesa Inova RS - Região Sul

Ato contou com 135 representantes da quádrupla hélice: Governo, Academia, Empresa e Sociedade

Na última terça-feira, 29, estiveram reunidas por meio de uma videoconferência, 135 lideranças da região sul do estado para a formação da Mesa Inova RS, entre eles, representantes da universidade como o diretor do parque científico tecnológico da FURG e Coordenador do programa na região, Artur Gibbon, e a reitora Cleuza Maria Sobral Dias. O ato consolida as medidas de implementação da iniciativa, uma vez que cabe à Mesa validar, votar e estabelecer as prioridades dos projetos que serão apresentados.

O que é o Inova RS?

Proposto pela Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SCIT), o Inova RS é um programa que visa criar possibilidades para o desenvolvimento de cada uma das 08 regiões do RS, por meio do estímulo e consolidação da inovação, articulando as lideranças da chamada quádrupla hélice, composta por representantes do governo, da academia, do setor industrial e da sociedade civil. O programa é responsável por elaborar e implementar estratégias de inovação em ordem de alavancar o crescimento econômico e social.

De acordo com Artur Gibbon, a constituição da Mesa é de extrema importância, pois é nessa instânciaque são definidos os desafios e os projetos a serem executados. “Uma vez que não há recursos para executar tudo, fica a cargo da Mesa decidir as prioridades e realizar a triagem de projetos que serão executados”, explica o coordenador.

Integração entre as quatro pás

Para Gibbon, outro aspecto importante resultante do evento de formação da Mesa é a integração entre os atores das quatro pás que compõe a quádrupla hélice. Na oportunidade, estiveram presentes 135 lideranças, oriundas das diversas cidades que compõe a região sul do estado. “A integração é essencial para a promoção da inovação, pois este é um trabalho colaborativo e que necessita de grande participação, uma vez que, para alcançar resultados, não se pode contar apenas com uma parte da sociedade, mas sim de um conjunto de setores da sociedade trabalhando em equipe”, aponta e completa Artur: “esse momento foi importante para mostrar a força da região”.

2030: referência nacional

De acordo com o professor, por conta da qualidade do trabalho realizado até o presente momento, destacado pela SCIT, a região sul foi escolhida pela secretaria como a segunda região a fazer a formação de sua Mesa. “Estamos muito bem organizados, assim como os materiais que geramos até agora”, expõe o coordenador. O trabalho do núcleo Inova RS região sul iniciou em agosto de 2019, formalizando seus comitês em outubro do mesmo ano e, desde então, a equipe vem elaborando e estruturando seu trabalho até culminar nesta nova etapa.  “A secretaria tem nos dado retorno positivo sobre nosso trabalho”, complementa.

Quanto aos do evento de formação da Mesa, o professor destaca que foi estabelecida a visão de futuro para a região. Segundo Gibbon, até 2030, o objetivo da região sul é o de ser uma referência nacional em inovação. Durante o evento de composição da mesa, ficou decidido os caminhos e prioridades que levarão o grupo a esse resultado. “Trabalhamos com especialização inteligente, por meioda utilização de automação, robótica, biotecnologia e inteligência artificial, promovendo a inovação -prioritariamente - nas áreas do agronegócio, economia do mar e saúde”, conclui.