PANDEMIA

FURG participa da segunda etapa da Pesquisa Nacional Alfabetização em Rede

Universidade está entre as 36 instituições públicas que estuda o ensino remoto e o retorno ao trabalho presencial dos professores

A FURG por meio do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (Geali) do Instituto de Educação é uma das 36 universidades públicas brasileiras, de todas as regiões do país, que participa da pesquisa Alfabetização em Rede iniciada em 2020.

A primeira etapa teve por propósito compreender o ensino remoto que foi sendo implementado pela rede pública, especialmente nas turmas de alfabetização. Em torno de 15.000 professores alfabetizadores de várias regiões do Brasil participaram da primeira etapa.

Nesta segunda fase, a pesquisa visa conhecer como está ocorrendo o trabalho presencial dos professores no contexto da pandemia da covid-19.
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental de todo o Brasil podem responder o questionário até 8 de outubro.

A coordenadora da pesquisa nacional é a professora Maria do Socorro Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que destaca a importância do trabalho "pelo diálogo contínuo entre alfabetizadores, pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior participantes".

 Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.