COVID-19

Programas de pós-graduação da FURG são contemplados com bolsas da Capes para coronavírus

PPGs em Ciências da Saúde e Enfermagem contarão com oito bolsas para estudo e combate à doença

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou uma ação emergencial que concede bolsas de mestrado e doutorado para instituições com programas de pós-graduação voltados à criação de conhecimento prático e específico sobre prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19).

A FURG foi contemplada com oito bolsas, sendo seis de mestrado e duas de doutorado, destinadas aos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e em Enfermagem (PPGEnf).

O PPG em Enfermagem abriu edital com vagas destinadas especificamente para este projeto emergencial. O programa busca pós-graduandos para atuar no projeto que une as áreas de epidemiologia, infectologia, clínica, biotecnologia, sociologia, entre outras, numa convergência para a produção de conhecimento e práticas fundadas na experiência produzida, para a prevenção e controle da Covid-19 e outras situações futuras.

No PPG em Ciências da Saúde, alunos já aprovados em processos seletivos anteriores e matriculados no primeiro ano do mestrado/doutorado foram inseridos na temática proposta pela Capes, voltada a prevenção e combate da Covid-19 ou de outras pandemias, epidemias e endemias. Os pós-graduandos contemplados com as bolsas atuam em projetos das áreas de nanotecnologia, epidemiologia, virologia e biologia molecular.

O objetivo da concessão é induzir a criação de conhecimento relacionado à prevenção e combate da pandemia. De acordo com o Ofício nº 14/2020 da Capes, as bolsas foram destinadas para fortalecer os PPGs que já demonstraram, ao longo dos anos, qualidade e comprometimento com a ciência brasileira.