EDITAL ESPECÍFICO SIMPLIFICADO

FURG oferece 744 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2022/2

Estudantes podem usar notas das últimas cinco edições do Enem

Foto: Altemir Vianna

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) publica nesta sexta-feira, 22, o Edital Específico Simplificado. São oferecidas 744 vagas específicas para ingresso no segundo semestre letivo 2022, referente às vagas que não foram preenchidas em editais anteriores, em cursos de graduação presenciais da FURG nos municípios do Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha.

As oportunidades estão distribuídas por 29 cursos de graduação. A seleção dos candidatos às vagas referentes ao edital será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2021. Assim, não haverá aplicação de prova.

As inscrições vão de 25 de julho a 10 de agosto de 2022, e a solicitação de matrícula pode ser feita aqui.

Segundo o reitor em exercício, Renato Duro Dias, “a proposta de edital simplificado, que ora se implementa, objetiva ampliar as possibilidades de ingresso na nossa universidade, com vistas ao preenchimento de vagas disponíveis em vários cursos em todos os nossos campi. Tal estratégia está alinhada à ampliação nas políticas de acesso à universidade pública e gratuita e a um ensino superior extremamente qualificado".

As notas do Enem consideradas mínimas em todas as áreas do conhecimento são as seguintes: 200 em Redação; 120 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 120 em Matemática e suas Tecnologias; 120 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 120 em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As vagas estão apresentadas nas modalidades: Ampla Concorrência (A0), reserva de vagas em atendimento à Lei n° 12.711/2012 (L1, L2, L5 e L6), reserva de vagas em atendimento à Lei n° 13.409/2016 (L9 e L13) e de Candidatos com Deficiência, conforme o Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) da FURG, Resolução Nº 20/2013.

Candidatos que disputam alguma das modalidades de reserva de vagas, seja por cotas étnico-raciais ou socioeconômicas, devem observar as especificidades do edital no ato da inscrição.

"Estamos muito motivados com este movimento institucional. Nossa expectativa é que esta ação seja bem recebida pela comunidade”, destaca o professor Renato Dias.

O resultado com a classificação final será divulgado em 9 de setembro, no site da Coperse. As aulas do segundo semestre iniciam no mês de setembro.

Confira todas as informações no edital anexado abaixo.

Cursos oferecidos

Administração - 29 vagas (SAP)
Agroecologia - 25 vagas (SLS)
Arqueologia - 27 vagas (RG)
Ciências Econômicas - 38 vagas (RG)
Ciências Exatas - Licenciatura - 55 vagas (SAP)
Comércio Exterior - 27 vagas (SVP)
Educação do Campo - 9 vagas (SLS)
Engenharia Agroindustrial Agroquímica - 41 vagas (SAP)
Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias - 39 vagas (SAP)
Engenharia Bioquímica - 37 vagas (RG)
Engenharia de Alimentos - 14 vagas (RG)
Engenharia de Automação - 11 vagas (RG)
Engenharia de Produção - 35 vagas (SAP)
Engenharia Química - 22 vagas (RG)
Eventos - 39 vagas (SVP)
Física Bacharelado - 27 vagas (RG)
Física Licenciatura - 30 vagas (RG)
Gestão Ambiental - 28 vagas (SLS)
Gestão de Cooperativas - 42 vagas (SLS)
História - Bacharelado - 3 vagas (RG)
Hotelaria - 35 vagas (SVP)
Letras - Português - 2 vagas (RG)
Letras - Português e Literatura de Língua Portuguesa - 30 vagas (SLS)
Letras - Português Francês - 2 vagas (RG)
Matemática Aplicada - 30 vagas (RG)
Matemática Licenciatura - 11 vagas (RG)
Relações Internacionais - 30 vagas (SVP)
Tecnologia em Toxicologia Ambiental - 3 vagas (RG)
Turismo - 23 vagas (SVP)

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Edital