Setembro Amarelo

FURG incentiva comunidade universitária para cuidados de saúde mental

Serviços da universidade são disponibilizados gratuitamente para estudantes e servidores

Foto: Altemir Viana/Divulgação

Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Setembro Amarelo é uma campanha que propõe associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, simbolizado no dia 10 de setembro.

Na FURG, as pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) realizam ações voltadas à temática durante todo o ano.

Por meio da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), os estudantes de todos os níveis da FURG podem receber atendimentos especializados. De acordo com a coordenadora do órgão, Ingrid Donald, com a renovação da equipe de trabalho da coordenadoria, mudou também sua forma de trabalho. “Antigamente, nosso atendimento era realizado por agendamento. No entanto, percebemos que, dessa forma, o processo acabava se tornando demorado. Agora estamos operando por meio de plantões”, aponta ela.

Aberto para a comunidade acadêmica e completamente gratuito, o plantão de atendimento psicológico da CBVU acontece nas segundas - das 8h às 13h -, quartas – das 15h às 21h -, quintas – das 8h às 13h - e sextas-feiras – das 8h às 20h. Para proceder com a consulta, é necessário que os estudantes - de graduação ou pós-graduação - se dirijam às instalações da coordenadoria nos horários supracitados.

Ainda segundo Ingrid, por meio do plantão, foi instituída outra modalidade de atendimento psicológico aos estudantes, que são os grupos terapêuticos. “Essa maneira de trabalhar a saúde mental é recente para nós, tendo iniciado em 2018”, pontua a coordenadora. Os encontros acontecem nas segundas, das 15h às 17h, e, nas quartas, das 9h às 11h, e sua adesão se dá de forma espontânea, ou seja, é necessário apenas comparecer à CBVU nos dias e horários mencionados. 

Com base em dados de pesquisas realizadas pela FURG e em contato com outras universidades, o índice de pessoas diagnosticadas ou autodiagnosticadas tem crescido nos últimos anos. O principal aumento, segundo a coordenadora, está entre jovens-adultos, na faixa entre os 19 e 25 anos. “Um dos apontamentos que conseguimos obter com esse trabalho foi que uma das razões que desencadeiam a doença é a distância dos familiares. Neste caso, o estudante não percebe suas fragilidades emocionais até sair de casa”, aponta Ingrid.

A Prae disponibiliza, também, uma equipe multiprofissional envolvendo assistente social, pedagogo e psicólogo, os quais se encarregam de realizar um plantão nas Casas do Estudante (CEUs). Dessa forma, a equipe se desloca até a casa, e lá identifica pessoas que necessitam de auxílio, assim, os levando para o grupo terapêutico.

Durante o mês de setembro, a FURG, por meio da CBVU, organizou diversas atividades educativas, principalmente palestras, encontros e rodas de conversação. No entanto, é importante salientar que, mais importante do que essas ações, é a procura e oferta de atendimentos psicológicos especializados, os quais são ofertados durante o ano inteiro pela universidade. Segundo Ingrid, a instituição promove incentivos à saúde mental até mesmo a partir de ações que não são diretamente ligadas com o tema, como o Dia da Berga, por exemplo. “Outro fator importante para a saúde mental é a própria estrutura da FURG, como é o caso do redário, que é um importante espaço para os estudantes descansarem e terem um tempo para si próprios, desacelerarem. Um espaço como esse, dentro da própria universidade, é de um potencial gigante para o corpo, isso faz bem para o aluno, e é algo que está acessível para todos”, completa a coordenadora.

Na Progep, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) é o setor responsável pelas ações destinadas aos servidores. Os projetos e atividades são pensados para promover a saúde física e/ou mental dos colaboradores da instituição, sejam eles técnico-administrativos em educação ou professores.

O Projeto Saúde é desenvolvido por uma equipe multiprofissional (enfermeiros, médicos, odontólogo, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista) com encontros semanais. A ação Correndo pela FURG integra atividade física e promoção da saúde através de grupos de corrida.

Nas terças-feiras, às 12h, são realizados encontros semanais para prática de yoga no Cidec-Sul. Não são necessárias inscrições prévias e a ação é ofertada a toda a comunidade universitária.

O projeto Reiki no Campus é desenvolvido diariamente no Centro de Convivência para toda a comunidade universitária, com o objetivo de promover a prática que oferece o equilíbrio energético.

Os servidores do Campus Carreiros e do Hospital Universitário podem participar de sessões de massoterapia. O objetivo é fortalecer o autoconhecimento e autoconsciência, auxiliando no combate às dores, tensões e estresse.

O Grupo de Reeducação Alimentar realiza encontros semanais acompanhados por nutricionistas, que incentiva a reflexão do estilo e qualidade de vida, estimulando a autoestima e a autoconfiança.

No Centro de Convivência, o Espaço Saúde é um projeto desenvolvido todas as quintas-feiras nos três turnos, com informações de saúde a toda a comunidade universitária. A ação visa aproximar a equipe de saúde da comunidade universitária.

Serviços disponibilizados à comunidade rio-grandina

O município do Rio Grande conta com locais de apoio à saúde mental espalhados pela cidade. Abaixo, listamos alguns destes serviços. Ainda, há o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponível 24h pelo telefone 188.

- Centro de Atenção Psicossocial (Capes) Conviver, localizado na Av. Presidente Vargas, 688;

- Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Vila de Quinta, na rua João Moreira, 128;

- Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cassino, localizado na rua Júlio de Castilhos;

- UBS do Parque Marinha, na rua Veleiros, 300;

- UBS Dr. José Salomão, na Rua 11, 1255, na Profilurb.