INTERNACIONALIZAÇÃO

Em missão na China, vice-reitor assina termo de cooperação acadêmica com uma das mais renomadas universidades do país

Visita foi capitaneada pela parceria entre Universidade Normal de Hebei e GCUB

Foto: Acervo

A FURG, por meio do seu vice-reitor, Renato Duro Dias, está desde o dia 26 de junho em uma missão acadêmico-científica na China. A ação foi construída em parceria entre a Universidade Normal de Hebei (HNU) e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), no objetivo de estreitar os laços entre as instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras e chinesas, possibilitando prospectar convênios e intercâmbios para docentes, técnicos e estudantes, além da assinatura de diversos termos de cooperação entre as instituições.

A Missão Acadêmica contou com mais de 20 instituições brasileiras, incluindo uma agenda que percorreu cinco grandes centros do país asiático: Xangai, Hangzou, Shijiazhuang, Langfang e Beijing. “Ao todo foram mais de dez universidades, escolas e instituições chinesas visitadas, além da Embaixada do Brasil na China e o Ministério da Educação chinês, localizado na capital Beijing”, explicou o vice-reitor.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, a visita foi altamente positiva. “Termos firmado estes acordos de cooperação acadêmica é algo altamente importante para a qualificação internacional da FURG, além de possibilitar uma série de atividades de ensino, pesquisa, inovação e cultura”, apontou o gestor.

Visitações

Segundo o vice-reitor, uma das primeiras visitas realizadas pela comitiva foi junto à Universidade Donghua (Donghua University, Shanghai), fundada em 1951, em Xangai, como a Universidade Têxtil da China. A instituição conta com áreas de grande desenvolvimento como: Engenharia Têxtil, Ciência dos Materiais e Design de Moda.

Na Zhejiang Agriculture & Forestry University a comissão conheceu o campus Central, localizado na cidade de Hangzhou, famosa por sua abundância de espécies vegetais e plantas nativas, com um horizonte cercado por montanhas e águas. A universidade conta com múltiplas áreas do conhecimento, com foco nas ciências da natureza, envolvendo pesquisas ambientais de modo interdisciplinar e inserido no contexto regional. Junto à instituição, o GCUB assinou um conjunto de protocolos de intenções envolvendo mobilidade acadêmica, intercâmbio de investigações e múltiplas possibilidades de eventos conjuntos.

Na Universidade Normal de Hebei - instituição que capitaneou a missão -, a comitiva visitante cumpriu uma agenda de três dias, envolvendo a cerimônia de inauguração da Aliança Universitária Brasil-Hebei e o primeiro Fórum das Universidades Hebei-Brasileiras. A instituição é uma das mais renomadas universidades chinesas, responsável pela formação de cerca de 11% dos professores no país, desde a educação básica até o ensino superior.

Durante o fórum, fizeram-se presentes - além da delegação brasileira -, mais de 35 organizações chinesas. Na oportunidade, a FURG assinou um memorando de entendimento; o documento foi previamente elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter), e traduz tratativas anteriores, além de possibilitar cooperações futuras como relações de intercâmbio; desenvolvimento de cooperação teórica e prática; e intercâmbio em áreas de linguagem e cultura.

A tratativa potencializará, ainda, a Implementação de programas de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação, favorecendo a mobilidade de docentes e estudantes para visitas, pesquisas e estudos.

“Em um dos dias na Universidade Normal de Hebei, as universidades brasileiras tiveram espaço para apresentar seus materiais institucionais e, também, uma mesa para detalhar as potencialidades e áreas de atuação em matéria de cooperação internacional. Neste dia, além de apresentar seu vídeo institucional, a FURG foi prospectada por seis instituições de ensino superior interessadas em elaborar termos de cooperação”, detalhou Renato.

Segundo Asmus, a Universidade Normal de Hebei possui interesses estabelecidos com o Brasil, e atua fortemente junto ao GCUB. “Até então, a FURG não tinha nenhum acordo diretamente com Hebei. Essa recente aproximação pode facilitar uma série de coisas como: cooperação em projetos de pesquisa, em mobilidade estudantil e assim por diante. Termos conseguido uma parceria direta com a instituição é algo que nos alegra bastante”, adicionou o secretário.

Em Shijiazhuang a delegação conheceu o importante Vocational College of Finances & Economics. Na instituição, são ofertados cursos de formação técnica, tecnológica e superior. Na oportunidade, a comitiva pode visitar os seus laboratórios de engenharia de produção, simulação e robótica, além de espaços colaborativos nas áreas de design e comunicação.

“Antes de chegar na capital Beijing, a comitiva brasileira hospedou-se em Langfang, uma cidade rica em tradições e cultura chinesa. A região é bastante peculiar, dedicada à preservação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial. Lá, a delegação conheceu a Langfang Normal University onde existe um importante museu que guarda preciosidades dos fazeres e saberes milenares da China”, comentou o vice-reitor.

Na oportunidade, o GCUB foi recebido pelo Reitor e sua equipe, no interesse de intercambiar relações acadêmicas. Segundo o gestor, uma comitiva da instituição deve visitar o Brasil em breve, na intenção de estreitar os laços de cooperação - o roteiro desta visita deve incluir a FURG.

Na capital

Em Beijing, a agenda da delegação brasileira foi a mais extensa e importante. No primeiro dia foi realizada uma visita, seguida de reunião de representação, no Centre for Language Education and Cooperation (CLEC), organismo responsável – em nível mundial -, pela formação de professores para ensino de mandarim como língua estrangeira. O CLEC tem centros de cooperação em mais de 150 países onde estabelece espaços de oferta de língua e cultura chinesas a partir do Confucius Institute.

No CLEC, a comitiva foi recebida pela presidente da instituição e vários diretores para áreas estratégicas e América Latina. Na agenda, as instituições brasileiras mencionaram a intenção de ampliar a oferta de cursos de idioma, tanto de mandarim para brasileiros, como de português para chineses. Segundo Renato, durante o encontro foi possível estreitar os laços junto a professora Ana Qiao - que atualmente vive no Brasil. Ana é diretora chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretora do Departamento de Português e Espanhol da Universidade Normal de Hebei. “A professora demonstrou bastante interesse e deverá vir à FURG e UFPel no mês de novembro”, completou o vice-reitor.

Ainda em Beijing, a comitiva foi recebida pelo conselheiro da Embaixada do Brasil na China, que apresentou brevemente a embaixada e as potencialidades dos novos acordos bilaterais, especialmente nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Nesta agenda, a comitiva pode avançar em propostas para a ampliação da cooperação entre as instituições educacionais brasileiras e chinesas, como a possibilidade de realizar um fórum entre instituições de ensino de ambos países em 2024 - ano em que Brasil e China comemoram 50 anos de relações diplomáticas.

Outro destaque da agenda da delegação foi a visita ao Ministério da Educação da China. Na oportunidade o GCUB foi recebido pelo vice-ministro da Educação chinês e, também, articularam-se importantes iniciativas para aproximação de estudos e cooperação estratégica na área para ambos países.

A Missão visitou, também, uma indústria farmacêutica com ênfase na medicina chinesa, duas manufaturas de fundição em metal; participou de cursos como caligrafia e ideogramas de mandarim, além de outras atividades culturais.

“É importante frisar que toda a Missão do GCUB à China só foi possível em função do convite feito pelas universidades chinesas e o Governo Chinês, especialmente a Universidade Normal de Hebei e a Secretaria de Educação da Província de Hebei, responsáveis pelo financiamento da delegação brasileira, as quais desejam intensamente aumentar a integração e cooperação internacional acadêmica entre os países”, explicou Renato.

Em um balanço final, Asmus também destaca a importância da missão, uma vez que as ações de expansão da internacionalização da universidade, concretizadas a partir da assinatura destes termos de cooperação acadêmica, atende os interesses da universidade previstos na política e plano de internacionalização da FURG.

 

Galería

Visita foi capitaneada pela parceria entre Universidade Normal de Hebei e GCUB

Acervo Pessoal