BOAS-VINDAS

Acolhida Cidadã reúne atividades para todos os públicos

Encontro virtual entre bixos e veteranos e campanhas em defesa dos animais e pelos direitos estão entre os destaques da programação

A programação da Acolhida Cidadã e Solidária 2021 está a todo vapor neste início de semestre da FURG. Há atividades bem específicas direcionadas a suas áreas de estudo, e outras voltadas a um público mais amplo - sempre buscando incentivar o protagonismo estudantil entre a comunidade universitária.

As ações vão desde campanhas pelos direitos das mulheres e em defesa dos animais, até um encontro virtual entre calouros e veteranos. Conheça abaixo alguns dos destaques selecionados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Organizado por integrantes do CAIC, o projeto Direitos Sociais de Mulheres e Meninas se desenvolve em dois momentos. Nesta sexta-feira, 25, a partir das 14h, acontece a exibição de vídeos apresentando o projeto, seguida de uma roda de conversa, neste link. No dia 2 de julho, às 10h, acontece a oficina Maria da Penha, que apresentará um perfil da farmacêutica que deu nome à lei distrital, quais os tipos de violência a que mulheres são submetidas e onde procurar ajuda, entre outros tópicos.

A Acolhida do Campus São Lourenço do Sul teve início no dia 21 e também encerra nesta sexta-feira, 25. Às 14h, acontecem simultaneamente a roda de conversa A Leitura e a Escrita na Educação do Campo, e a atividade Eu Vejo PANC por Todos os Lados!, que apresentará as Plantas Alimentícias Não Convencionais e seus benefícios e características, além de promover um passeio virtual pelas principais áreas verdes da cidade. Em seguida, às 16h, outras duas atividades: a apresentação de projetos vinculados ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, e a roda de leitura e resistência Kilombo Literário, que irá analisar contos literários de autoria negra. A atividade cultural de encerramento acontece às 20h, com apresentações de grupos pomeranos, quilombolas e indígenas.

No dia 28 de junho, será a vez de os calouros e calouras conhecerem o projeto Bicharada Universitária. A palestra ao vivo apresentará, a partir das 19h, relatos sobre as atividades dos voluntários que se reúnem no tradicional grupo, explicando como são tratados os animais comunitários que vivem no campus Carreiros, como proceder para realizar adoção e também como contribuir com a causa.

O projeto A Extensão Universitária pelas Lentes do CAIC é endereçado a alunos matriculados em cursos de Licenciatura, Pedagogia e Psicologia e acontece até o dia 2 de julho. Neste último dia, às 9h30, a Prae irá apresentar a palestra Inserção Universitária.

O projeto A Educação Popular como Agente de Transformação: Caminhos para o Ensino Técnico e Superior será apresentado no dia 30, sendo dividido em três pautas: Educação Popular: O Que É Essa Prática Transformadora?, às 18h; Projetos de Extensão: O Compromisso do Paiets com a Universidade e Comunidade, às 18h30; e Os Contextos Universitários: Sementes da Educação, às 19h.

O projeto Pesquisas, Pretextos e Criação nos Cursos de Artes Visuais da FURG terá encerramento nesta sexta, 25, com dois eventos. A roda de conversa com os professores Cláudio Azevedo, Janice Martins Appel e Ivana Nicola tem início às 14h; e o Encontro Virtual: Bixos e Veteranos acontece a partir das 20h, junto ao Apadrinhamento dos Calouros.

A programação completa da Acolhida Cidadã pode ser conferida no site oficial.

O que é a Acolhida?
A Acolhida Cidadã ocorre no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, e é organizada pela Prae em parceria com unidades acadêmicas e administrativas. Mais uma vez, o formato online foi decidido obedecendo o período emergencial adotado pela universidade com a chegada da pandemia da Covid-19.

O programa foi criado em 2010, com o objetivo de recepcionar e integrar os novos estudantes à comunidade universitária por meio de ações solidárias, afetuosas e respeitosas à dignidade, com incentivo às práticas de cidadania e responsabilidade social.