GRUPO DAS LICENCIATURAS

Pangea faz primeira reunião do ano letivo 2023

Encontro foi promovido pela Diretoria Pedagógica em parceria com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação

 Foi realizada na quarta-feira, 5 de abril, a primeira reunião do ano letivo de 2023 do Grupo das Licenciaturas (Pangea). A reunião foi promovida pela Diretoria Pedagógica (Diped) em parceria com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (Diadg), ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Inicialmente, o diretor pedagógico, professor Daniel Silveira, deu as boas-vindas aos participantes e realizou uma breve explanação sobre os objetivos do Pangea, enfatizando o momento de aprofundarmos as discussões sobre as licenciaturas e rever concepções, diante de mudanças na Educação. Segundo o diretor, “é fundamental os encontros do Pangea para discutirmos nossos conceitos e nossas práticas educativas”.

Logo após, foram debatidos a constituição de um grupo de trabalho para estruturar a minuta do Regimento do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor) na FURG, o contexto dos estágios obrigatórios e a necessidade de promoção de formações continuadas para docentes e estudantes das licenciaturas acerca da Educação Inclusiva.

 Ao Pangea cabe discutir a formação docente, as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura da FURG. Os encontros do grupo acontecem mensalmente e contam com a presença de coordenadores de curso, de professores e professoras vinculados aos cursos, e da Prograd. A próxima reunião do Pangea está prevista para o dia 3 de maio de 2023, sempre às 09h00.

Mais Informações sobre o Pangea e a atuação dos Cursos de Licenciatura da FURG podem ser acompanhadas através do portal Profissão Professor, um espaço de socialização de saberes e de valorização do professor enquanto profissão, que visa reunir pessoas e facilitar a comunicação entre os cursos de licenciatura, estudantes, comunidade escolar e sociedade.