ILA

Seminário internacional abordará pesquisa da paisagem costeira na arte contemporânea

Evento sediado pela FURG acontece de 22 a 28 de novembro, reunindo artistas brasileiros e espanhóis

Foto: Arquivo Pessoal/Janice Appel

Com o objetivo principal de promover a interação, integração e transdisciplinaridade entre os cursos de artes, biologia, geografia, arquitetura, história e turismo, o I Seminário Internacional de Pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea: Ética, Ecologia e Entorno acontece entre os dias 22 e 28 de novembro.

Através dessa interação entre diferentes áreas da educação, o evento busca reconhecer a dimensão plural da arte contemporânea em relação às noções de paisagem, entorno e novos gêneros na elaboração do conhecimento humano.

O seminário é contemplado pelo Edital Paep 25/2019 da Capes, e as inscrições podem ser feitas aqui.

A cerimônia de abertura acontece na próxima segunda-feira, 22, às 9h30, com transmissão direta pelo canal da FURG no YouTube. Haverá participações do reitor Danilo Giroldo e dos professores José Albelda Raga (Universidade Politécnica de Valência, Espanha), Janice Martins Appel (FURG) e Roberto Verdum (Ufrgs), seguida de apresentação artística do Movimento Coral da universidade.

Ao longo do evento, artistas e pesquisadores brasileiros e espanhóis irão abordar arte pública, entorno e novos gêneros, dentro da perspectiva da ética, ecologia e a noção de entorno. Serão apresentadas dez palestras e uma entrevista, apresentadas via YouTube. "Ativando novos sentidos às noções de espaço, acabamos por atualizar a pesquisa em arte pública e seus novos gêneros", contextualiza Janice Appel, professora do curso de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes (ILA) e idealizadora do projeto. "Isto nos faz assumir ações relevantes dentro do tripé do ensino, pesquisa e extensão, e a manutenção do compromisso com a FURG, que é voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos, expressando assim nosso alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo uma arte socioambiental", completa. 

Mapeamento I

Faz parte da programação o I Mapeamento de trabalhos de artistas e pesquisadores do Brasil e da Espanha e que dialogam com arte pública, ecologia e entorno. O material pode ser acessado aqui.

Duas Beiras/Dos Orillas

No dia 26 de novembro, acontece a abertura da Exposição Internacional Duas Beiras/Dos Orillas, na Galeria Fantastik Lab (Valência/Espanha), curada e coordenada por Janice Martins Appel e Domingo Mestre, e que também ganha a curadoria adjunta das artistas Elia Torrecilla e Cristina Ghetti para a apresentação de trabalhos realizados por artistas brasileiros e espanhóis.

No semestre passado, dentro do programa emergencial a distância da FURG, a professora Janice pôs em prática um projeto que resultou no grupo de pesquisa chamado Observatório de Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros, já preparando os alunos e alunas para a participação no seminário. "Dentro desta exposição está essa turma dos cursos de Licenciatura e do Bacharelado em Artes e também da Biologia, que produziram postais - impressos pela Editora e Gráfica da FURG", antecipa. Em Valência, a exposição poderá ser visitada presencialmente, enquanto no Brasil será vista através do canal da universidade no YouTube.

Mapeamento II

No dia de encerramento do Seminário haverá uma convocatória aberta ao público, intitulada II Mapeamento. Os trabalhos selecionados serão exibidos no II Seminário, em 2022.

Workshop e lançamento de livros

O evento conta ainda com uma programação paralela, onde haverá um workshop aberto ao público pelo YouTube com o professor Luís Pires, do curso de Biologia, que irá trabalhar na perspectiva da apresentação dos principais elementos que constituem a planície costeira. Ainda nessa programação, haverá lançamentos de livros, entre eles "Paisagem: Leituras, Significados, Transformações" dos professores Roberto Verdum, Lucimar Vieira e Luís Pires, e "Olhares Ecosóficos na Arte Contemporânea: Pesquisas em Contextos Poéticos e de Ensino", do professor Cláudio Tarouco.

Cartaz

Programação

 

 

Galería

Profa. Janice e José Saborit em seu ateliê em Valência, coletando a obra para o seminário

Arquivo Pessoal/Janice Appel