ANIVERSÁRIO

Festival #SomosMulticampi celebra 52 anos da FURG

Pluralidade de atrações contempla artistas dos quatro campi da universidade

Foto: Divulgação

Viver um tempo de afetos e presenças, por meio de canções apresentadas por artistas musicais dos quatro municípios em que a FURG está inserida. Este é o objetivo do #Somosmulticampi, evento que reunirá músicos, cantores e cantoras de todos os campi da universidade em um festival virtual na próxima sexta-feira, 20.

O evento integra a programação festiva aos 52 anos da FURG. A live terá transmissão a partir das 20h, na página da universidade no YouTube.

Hoje, a FURG está presente nas cidades do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Essa diversidade territorial é a marca do #SomosMulticampi, conforme explica a diretora de Arte e Cultura da FURG, Débora Amaral. "A FURG não é mais a mesma instituição de 52 anos atrás, e não estamos presentes nesses municípios por acaso", observa ela. "Esse show musical busca viabilizar essa identidade multicampi; o seu compromisso é mostrar um pouco desse território alargado em que a universidade pisa hoje. Estaremos celebrando conectados por uma rede virtual - que só é possível pelas redes humanas de presença e de afeto que a gente vem constituindo durante todos esses anos".

O vídeo exibirá depoimentos do reitor Danilo Giroldo e do vice-reitor Renato Duro acerca das comemorações pelo aniversário da FURG, e em seguida acontece a apresentação de 12 canções, sendo três músicas por cada município. Representantes de cada campus também foram convidados a comentar sobre a celebração.

ATRAÇÕES

Adriano Oliveira
Atua como músico em Santo Antônio da Patrulha há 22 anos. Ao longo de sua trajetória, participou de bandas de rock (Banda 3x4) e grupos nativistas (Grupo Parceria de Galpão). Já no programa Mais Educação, atuou como professor de música com projetos em diferentes escolas. Oliveira participou também do projeto Pé Quente, voltado à educação musical e vinculado a projetos de desenvolvimento social do município. Seu repertório inclui canções de rock, pop, reggae e MPB, e clássicos do tradicionalismo gaúcho.

Banda Arvorecer
É fruto do projeto Todos Zen Casa, que surgiu há pouco mais de um ano através do incentivo da FURG aos artistas em tempos de Covid-19, na cidade de São Lourenço do Sul. É lá onde residem os integrantes da banda (Gabriel Baeta, Rafael Thompson e Ramão Forest), que também são estudantes de graduação na unversidade. Com inspiração no tema “afeto e presença”, a Arvorecer preparou três músicas para a apresentação, sendo uma autoral e duas covers.

Guilherme Graven
Natural de Santo Antônio da Patrulha, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade, ao teclado. Durante 7 anos integrou o Musical JM, como tecladista, acordeonista e vocalista, realizando shows e apresentações por todo o Brasil e exterior. Atualmente trabalha como produtor musical e arranjador, em seu próprio estúdio, Lira Produção Musical. Graven também atua como baterista na orquestra Clauber Coral e Orquestra.

Marcia Freitas e Nilton Jr.
Marcia é cantora natural de Santo Antônio da Patrulha. Coleciona prêmios como melhor intérprete em festivais de música como a Moenda da Canção (SAP), Mar em Canto (Rio Grande) e Seara da Canção (Carazinho). É também professora de musicalização na Apae Santo Antônio da Patrulha.
Nilton Jr da Silveira é pianista, compositor, arranjador, produtor musical e professor de piano e técnica vocal. Participante ativo dos festivais de música no RS e em diversos estados brasileiros, já acompanhou grandes nomes da música gaúcha e brasileira e hoje integra a banda do cantor nativista Cristiano Quevedo.

Mauro Laval
Músico e cantor, desenvolve projetos que focam na pesquisa musical e poética, na realização de oficinas sobre história da MPB, coordenação de programas de TV e rádio sobre a música brasileira, apresentações profissionais em pubs, casas de shows e teatros, além de trabalhos autorais.
Conquistou premiações em diversos festivais de canções. Laval interpreta canções marcantes da MPB com seu repertório consagrado nas casas de shows na cidade do Rio Grande, mesclando o cancioneiro clássico com a modernidade da música pop nacional. Sua performance no #SomosMulticampi conta com a participação de Marcelo Vaz (do grupo Kiai) ao piano.

Vinícius Amaral
Músico residente em Santa Vitória do Palmar, lançou há pouco a canção autoral "Sem Juízo", que encontra-se disponível no YouTube. Em sua trajetória musical, Amaral participa de eventos, festivais e realiza shows com um repertório que prioriza a música sertaneja.

 

 

Galería

Guilherme Graven fez apresentações por todo o Brasil e exterior

Divulgação