EDUCAÇÃO E CULTURA

Cerca de três mil alunos visitaram a 48ª Feira do Livro

Estudantes participaram de atividades lúdicas, literárias e culturais

A 48ª Feira do Livro da FURG contou nessa edição com uma atividade inédita em sua programação, a visita de escolas estaduais e municipais. De acordo com André Lemes, diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), cerca de três mil alunos de 37 escolas tiveram a oportunidade de participar, alguns pela primeira vez, da Feira. “Na programação original dessa edição – durante o verão-, essas atividades interativas não seriam executadas, as atividades com crianças seriam realizadas com apresentações artísticas no palco. Com a mudança de data e outro momento da pandemia, reabrindo a Feira com menos restrições, nós rearticulamos com nossos parceiros institucionais, para organizarmos esse espaço”.

Um circuito de atividades permanentes e itinerantes foi montado para receber os estudantes divididos por faixa etária. “Quando criamos a estratégia de trazer as escolas para a Feira, desafiamos os colegas das unidades permanentes, para montarmos um circuito de atividades.
Pegamos, portanto, todas essas ações e criamos um roteiro para que as crianças, de acordo com sua faixa etária, pudessem passar por, no mínimo, três atividades. E também para que todas as escolas participassem”, relata Lemes.

Para que isso fosse possível, toda a equipe das Diretorias de Extensão, de Arte e Cultura, com apoio dos bolsistas e do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), guiaram as escolas pela Feira, entre os dias 9 a 13 de maio, proporcionando integração das crianças com as atividades propostas. “Para a Proexc foi bastante desafiador, em termos de criar este ambiente em curto espaço de tempo, e fazer dar certo. E também a logística para a vinda dos estudantes, em parceria com a 18ª Coordenadoria de Educação para as escolas estaduais, com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para escolas municipais, de modo que pudessem subsidiar a vinda dos alunos com transporte”. Escolas particulares e públicas que foram por conta também participaram das atividades.

“O retorno que tivemos tanto dos professores quanto das próprias crianças nos encheu de alegria. Reitero que foi uma grande honra para nós, enquanto instituição pública que somos, oferecer esse espaço para as crianças e para as escolas da nossa cidade. E queremos se tivermos a oportunidade, seguir com esse projeto nas próximas edições”.

Confira abaixo as atividades permanentes e itinerantes que fizeram parte da programação de acolhimento às escolas na 48ª Feira do Livro.

Atividades permanentes:

Centro de Estudos Ambientais, Ciências e Matemática (Ceamecim);
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe);
Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai);
Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic);
Brinquedoteca – Centro de Atendimento Psicológico (CAP);
Projeto de Extensão Tubarões de Mochila;
Sopradores de poesias e liberte um poema;
Ciranda – Núcleo de Extensão em Música – DAC/Proexc.

Atividades itinerantes:

Projeto de Extensão Micologia em foco;
Projeto Pequenos Grandes Contadores de Histórias da EMEI Déborah Sayão;
Apresentação do Projeto Dança Estudante;
Apresentação do grupo de ginástica artística da EMEF Wanda Rocha Martins;
Grupo MIL – Medicação da Informação e Leitura;
As crianças perguntam: como nascem os livros? Uma conversa com escritores e ilustradores daqui;
Lançamento Oficial do filme curta-metragem de animação: “Diferenças”;
Oficina de bonecas Abayomi.

 

 

Galería

Estudantes participaram de atividades lúdicas, literárias e culturais

Secom