MENTAL COVID

Pesquisa vai investigar saúde mental de estudantes de graduação

Questionário será respondido por estudantes de cinco universidades do país

Para compreender como a pandemia impacta a saúde mental de estudantes de graduação, a FURG, em parceria com outras quatro universidades do país, está conduzindo o estudo Saúde e Bem-estar na Graduação. Estudantes da universidade são convidados a responder um questionário online com perguntas sobre aspectos socioeconômicos, demográficos, comportamentais, sintomas depressivos, estresse, ansiedade, entre outras questões, e as experiências e comportamentos diante da pandemia de Covid-19. O questionário está disponível aqui.

A iniciativa integra a pesquisa Mental Covid e é um dos cinco estudos que, já tendo sido realizado anteriormente, será reproduzido, para ter parâmetros de antes e depois e avaliar o impacto da pandemia sobre a saúde mental da população.

“O mesmo estudo já foi realizado no ano passado e, baseado na comparação com os dados que encontrarmos agora, poderemos ter uma noção, saber se o sofrimento psicológico aumentou, se manteve estável ou diminuiu”, explica o líder do estudo, Lauro Demenech, que atua como psicólogo no Centro de Atendimento Psicológico (CAP), vinculado ao curso de Psicologia da FURG. “Com a participação, poderemos ter uma visão mais completa sobre como os estudantes de graduação estão se sentindo neste momento em que estamos enfrentando uma pandemia”, completa.

O estudo é parte da pesquisa de doutorado de Demenech, realizada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da universidade, sob orientação do professor Samuel Dumith, que coordena a Mental Covid. A partir das respostas, o trabalho possibilitará também o planejamento de ações da universidade para a promoção da saúde mental.

As universidades Federal Fluminense (UFF), do Mato Grosso (UFMT), Rural do Pernambuco (UFRPE) e do Estado do Amazonas (UEA) também participam do estudo, que é multicêntrico, e poderá observar o impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes entre as diferentes regiões do país.