NOTA PÚBLICA DE RETRATAÇÃO

Saudações a todas e todos. Refleti muito nas últimas horas, intensamente, conversei com amigas e colegas dos movimentos de mulheres, de movimentos feministas, bem como com colegas que estavam presentes na referida reunião, com o objetivo de entender, dentro de mim, e a partir da minha prática cotidiana, seja na minha interação com a sociedade civil, seja acadêmica, a minha participação em determinada reunião.  Diante da nota de desagravo publicada pela Coordenação da APTAFURG/Sindicato, pela Coordenação do SINTERG, pela Diretoria da APROFURG/Seção Sindical do ANDES e pela Diretoria do 6º Núcleo do CPERS Sindicato, venho pela presente Nota Pública, apresentar minha RETRATAÇÃO por minha postura quando da reunião já apontada. Efetivamente, se tratou de uma reunião em que vários aspectos estavam envolvidos, um debate acalorado em grande medida, o que gerou um tensionamento no ambiente. Expressei minha opinião de forma inadequada, desta forma, episodicamente elevei minha voz, com o objetivo de fazer o contraponto.

Por esta razão houve um excesso na forma de me expressar e reconheço a inadequação de minha atitude e, por ela, presto publicamente minhas desculpas a todas as pessoas presentes na reunião e estendo a toda a comunidade universitária.

Sei, enquanto militante dos movimentos sociais e pelos Direitos Humanos, que o bom trato, a educação, o respeito em meio à diversidade de opiniões, deve ser sempre o método de relação que todos devemos, sinceramente, ter e cultivar, no sentido do trato fraterno mútuo. Integro uma gestão que atua fortemente na construção de um espaço inclusivo, diverso e de alteridade, razão pela qual, cotidianamente, procuro me colocar em uma posição de aprendente para romper com uma estrutura patriarcal que nos atravessa enquanto sociedade e em mim, especialmente, como homem branco.

Desta forma, muito respeitosamente, reitero meu pedido de desculpas a todos e todas e reforço meu compromisso pela construção de uma sociedade igualitária, contra os extremismos, pela Democracia e pela cultura da Paz.

Assinado: Daniel Prado, pró-reitor de extensão e cultura.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.