Inscrições para moderadores no congresso nacional em Extensão Universitária encerram hoje, 4

A partir desta segunda-feira, 8, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) promovem a nona edição do Congresso Brasileiro em Extensão Universitária (CBEU). O evento – que acontece em caráter virtual -, é considerado o maior encontro nacional em extensão, e conta com a estimativa de 10 mil participantes de todo país. Na oportunidade, a organização do evento incentiva, neste momento, a inscrição de professores e técnicos-administrativos em educação (taes) para o papel de mediador. As inscrições acabam no dia de hoje, 4, enquanto para ouvintes, o prazo se estende até o dia inicial das atividades; interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Extensão (Diex) pelo e-mail: diex.direcao@furg.br.

O mediador

Para o papel de mediador, o professor ou tae interessado deverá se responsabilizar por saudar os participantes das Redes de Conversa; coordenar a apresentação dos trabalhos; mediar o debate pós-apresentação dos trabalhos e, orientar monitores, quando necessário, a remover algum participante.

As Redes de Conversa acontecerão nos dias 10 e 11 de março, contando com 3.522 trabalhos aprovados, distribuídos em nove turnos de uma hora e 30 minutos. Cada turno terá 80 salas virtuais simultâneas distribuídas em oito áreas temáticas. Fica ao candidato a escolha do horário e área que mais lhe agrada.

A organização solicita, ainda, que o mediador escolha no mínimo dois horários não consecutivos, sendo um para atuar como mediador e outro para atuar como suplente.

O evento

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos pelas universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.

Inicialmente, a edição deste ano aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha, mas, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato totalmente virtual.