A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizará no dia 4 de maio, no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), o evento "Falar é preciso: trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes". As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do Sistema de Inscrições, até a véspera do evento, no dia 3.
O evento tem como público-alvo, estudantes, técnicas(os) e professoras(es) da universidade e professoras(es) orientadoras(es) educacionais das redes de ensino e tem como objetivo debater diferentes temas que envolvem a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o encontro integra um conjunto de ações da Agenda Social da FURG, que serão realizadas durante o mês de maio, dedicado à proteção, com foco em ações contra violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Em uma ação articulada entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a FURG, o tema do trabalho infantil será debatido, contando com a participação da Procuradora do Trabalho, Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann.
Outro tema a ser debatido é a relação do trabalho infantil com a exploração sexual de crianças e adolescentes, ação coordenada pela professora Simone Paludo, coordenadora do CEP-RUA/FURG, com participação de Alexandra Carolina Perez Sosa, delegada da Delegacia de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis de Rio Grande; professora Thays Rodrigues Votto; e da professora Dianelisa Peres, coordenadora do Creas/RG.
Em conclusão, será realizado um espaço denominado Universidade em Escuta, encontro com orientadoras e orientadores educacionais das redes de ensino, no qual serão debatidos temas ligados às violências no contexto escolar.
Serviço:
Inscrições: Até 3 de maio
Data: 4 de maio
Local: Auditório da Secretaria de Educação à Distância (Sead/FURG)
Evento: Falar é preciso: trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes
Programação:
9h - Abertura
9h30 - Palestra: A atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho infantil
Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann
Procuradora do Trabalho
Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região
10h30 - Intervalo
10h45 - Mesa de debate: Do trabalho infantil à exploração sexual: trabalho ou crime?
Professora Simone Paludo - ICHI/CEP-Rua/FURG
Alexandra Carolina Perez Sosa - Delegada da Delegacia de Polícia de Proteção à Grupos Vulneráveis de Rio Grande
Thays Rodrigues Votto
Dianelisa Peres - Coordenadora do Creas/RG
14h - Universidade em Escuta: Encontro com orientadoras e orientadores educacionais das redes de ensino