Entre os dias 07 e 11 de novembro acontece a VII Semana Acadêmica do curso de Turismo da FURG. Após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19, o evento retorna ao campus Santa Vitória do Palmar, agora, em formato híbrido, com atividades online e presenciais realizadas no auditório do Laboratório de Turismo (Latur).
O tema desta edição da Semana é “Ideias para adiar o fim do turismo”. De acordo com a professora Lígia Dalchiavon, tutora do Grupo PET Turismo – que está à frente da organização do evento este ano, as atividades serão voltadas ao debate sobre sustentabilidade. “Nossa proposta é trazer a discussão ambiental, principalmente sobre espaços ambientais para que, digamos, a quantidade de atividades turísticas, de pessoas visitantes não esgote os recursos e que sucesso do turismo não seja a própria causa de sua destruição em determinados locais”.
As inscrições são gratuitas, devendo ser realizadas via Sistema de Inscrições (Sinsc).
Programação da VII Semana Acadêmica do Turismo da FURG
Segunda-feira (07/11)
19h – Apresentação artística com o músico Diego Adalberto Amarillo;
19h30 – Abertura da VII Semana Acadêmica de Turismo;
20h – Mesa-redonda “Turismo cultural e sustentabilidade da aldeia Tekoa Y’yrembé”, com o Cacique Eduardo Ortiz, o arqueólogo Luiz Henrique de Carvalho da Silva e o coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para os povos indígenas, Ulisses Arrieche.
Terça-feira (08/11)
19h – Palestra “Turismo Sustentável: o protagonismo da juventude e a conservação do patrimônio natural-cultural”, com a Profa. Dra. Mayara Roberta Martins (FURG);
20h45 – Palestra “Santa Vitória do Palmar e sua condição de fronteira”, com o Prof. Adão Peres.
Quarta-feira (09/11)
19h – Palestra online “Resíduos sólidos: um problema ambiental ou comportamental? Geração de resíduos sólidos em Turismo, Meios de Hospedagem e em Eventos”, com o Prof. Dr. Carlos Henrique Cardona Nery;
20h45 – Roda de conversa “Legislação ambiental e turismo ecológico no município”, com a bióloga, professora municipal e consultora ambiental, Ana Maria Bueno Corrêa.
Quinta-feira (10/11)
19h – Roda de conversa sobre o Centro Comercial Regional Chuy (CBTC), com assessora Lucía España Debat;
20h45 – Roda de conversa sobre a importância de representações estudantis, com ex-membros do Diretório Acadêmico de Turismo (DATur) e com a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Mariana Sales Duarte.
Sexta-feira (11/11)
19h – Apresentação do Projeto Trilha Cassino-Barra do Chuí, com os integrantes João Pedro Barbosa Alvarinho e Agelice Raquel Motter Manzino;
20h – Apresentação artística com a Banda Nu Xadrezz;
20h45 – Apresentação da ONG Litoral Sul, com o integrante Sebastián Diano Alcalde.