Na tarde de segunda-feira, 6, a direção da FURG em Santa Vitória do Palmar, juntamente com os coordenadores dos cursos da instituição, esteve reunida com representantes do Consulado Uruguaio do Chuí discutindo propostas para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão junto àquela organização internacional.
Na pauta, foi debatida, inicialmente, a viabilidade de convênio para estágio dos estudantes da FURG, considerando o Consulado como espaço de atuação dos futuros profissionais. À vista disso, o cônsul Daniel Rótulo e a oficial de chancelaria, Paula Silveira, expuseram à equipe acadêmica o contexto operacional da organização e seu fluxo de trabalho, vislumbrando distintas oportunidades de atuação discente no Consulado, bem como na comissão binacional de turismo e cultura e nos comitês de fronteira Chuy-Chuí/Santa Vitória do Palmar.
Para a atual gestão do campus, a universidade é um importante ator regional, de modo que a aproximação com o Consulado do Uruguai no Chuí, iniciada no início de 2022, é uma estratégia a ser celebrada: “Desde o mês de março, a direção do campus tem estreitado vínculos com o Consulado do Uruguai. Em algumas oportunidades, já estivemos com o cônsul, mas essa é a primeira visita dele aqui no campus e isso, para nós, é muito importante, pois pensamos o Uruguai como uma região de atuação da FURG”, informa o diretor Fernando Comiran.
De maneira equivalente, o cônsul Daniel Rótulo identifica grande potencialidade na cooperação entre a universidade e consulado uruguaio: “Vemos de forma muito positiva essa aproximação com a FURG, que vai gerar, com certeza, muitos ganhos para todas as partes envolvidas a curto, médio e longo prazo. E tudo isso vai ajudar o desenvolvimento tanto do consulado como também da inserção da universidade em seu meio próximo”.
Após o encontro, a direção do campus prossegue nas tratativas do convênio buscando, agora, os aportes administrativos necessários para a viabilização dessa parceria. Concomitante a isso, as coordenações dos cursos intensificam os diálogos com o Consulado na intenção de estabelecer planos de ação objetivos para o desenvolvimento de projetos e estágios a serem executados ainda este ano.