COMUNIDADE

FURG promove debates sobre cidadania e direitos humanos em escola pública de Santa Vitória do Palmar

Ação faz parte de projeto extensionista desenvolvido pelo curso de Relações Internacionais

Photograph: Otávio Chagas/Secom

Na terça-feira, 13, foi inaugurado o projeto de extensão “Os Direitos Humanos e a Cidadania vão à Escola”, do curso de Relações Internacionais, junto ao Colégio Estadual Santa Vitória do Palmar. A palestra “Os Direitos Humanos e a Cidadania no Século XXI”, proferida pelo professor Antônio Guimarães (FURG/Fadir), marcou o início de uma série de atividades voltadas à sensibilização de estudantes secundaristas quanto a importância da formação cidadã no fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Estiveram presentes no evento: o diretor do campus, Fernando Comiran; os representantes da gestão escolar, Jurandir Aguiar (diretor) e Marisele Cava (coordenadora pedagógica); os integrantes do projeto de extensão do curso de Relações Internacionais e educadores e alunos da referida escola, que participaram ativamente da atividade, compartilhando experiências vivenciadas em sala de aula.     

Para o coordenador do projeto, Hemerson Pase (FURG/Fadir), a atividade inaugural foi bastante produtiva: “Houve uma participação importante de professores, alunos e, também, da direção da escola, que foi muito solícita e se entusiasmou com a nossa proposta”, avalia o professor. De acordo com o docente, a proposta extensionista da universidade é contribuir com a defesa, a promoção e a difusão dos Direitos Humanos, construindo, conjuntamente com a comunidade escolar, subsídios para políticas públicas voltadas à consolidação da cidadania.

O diretor da escola, o professor Jurandir Aguiar, enalteceu a parceria com a FURG, destacando a importância desse diálogo estreito com a universidade no fomento de uma sociedade menos desigual, sobretudo, considerando o cenário político de ataques às instituições democráticas nos últimos anos. “Ficamos muito felizes em fazer parte do projeto, discutindo temas tão relevantes para nossa sociedade, uma vez que viemos de uma história política recente adversa aos Direitos Humanos. Sabemos que é impossível buscar uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais democrática sem respeito e fortalecimento do Estado de Direito, tão necessário para que consigamos prosperar intelectual, política e economicamente”, destaca o gestor.

A coordenadora pedagógica Marisele Cava endossou a pertinência do debate continuado sobre essas temáticas na escola. Segundo a educadora, os professores da rede estadual enfrentam diariamente problemas como o bullying, o assédio e o preconceito – práticas que, segundo ela, estão enraizadas na cultura ao ponto de, muitas vezes, não serem percebidas como violências. Diante disso, acredita que o suporte da universidade contribuirá no trabalho que já realizam com a comunidade escolar para o desenvolvimento cidadão de seus estudantes.

O projeto de extensão “Os Direitos Humanos e a Cidadania vão à Escola” faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião (Neppu) e do Observatório de Direitos Humanos (ODH), do curso de Relações Internacionais da FURG. Para este ano, estão previstas mais três ações no Colégio Estadual Santa Vitória do Palmar.

 

Gallery

FURG promove debates sobre cidadania e direitos humanos na Escola Estadual Santa Vitória do Palmar. Ação faz parte de projeto extensionista desenvolvido pelo curso de Relações Internacionais.

Otávio Chagas/Secom