Ensino Médio

FURG promove ações de divulgação do Enem em escolas públicas de Santa Vitória do Palmar

Prazo de inscrição para as provas termina no sábado, 21

Photograph: Otávio Chagas/Secom

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até o próximo sábado, 21 de maio. As provas, previstas para acontecerem nos dias 13 e 20 de novembro, são a principal forma de ingresso ao ensino superior no país. Em atenção a isso, a direção do campus da FURG em Santa Vitória do Palmar junto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) estão promovendo ações junto às escolas públicas da cidade com o objetivo de levar aos estudantes do terceiro ano mais informações sobre o Exame, com vistas a ampliar o ingresso de moradores da região na universidade.

Na manhã de quinta-feira, 19, representantes do campus estiveram na Escola Municipal de Educação Básica Bernardo Arriada, no distrito de Curral Alto. A equipe tirou dúvidas quanto às inscrições para as provas e conversou com os secundaristas sobre a importância do Enem para a transformação de realidades sociais por meio do acesso ao ensino superior.

A direção da escola, em companhia dos professores presentes, celebrou a visita da FURG, destacando a relevância de ações como essa no incentivo aos estudos e à busca por qualificação profissional de seus alunos. “A gente fica muito entusiasmada com a universidade vindo até a escola. Nós já estávamos conversando sobre isso, porque a gente sente a necessidade dos alunos pelo conhecimento”, relata a diretora Berenice Mirapalhete Dias, que atua há 17 anos na comunidade. De modo complementar, a coordenadora do ensino médio, Renata Prestes Dutra, ressalta o interesse dos jovens por outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho: “Aqui é uma escola rural, mas nossos alunos querem ir além. Eles querem buscar, querem estudar. Então, quanto mais informação tiverem, melhor. Eles terão novos horizontes”.

Na tarde desse mesmo dia, foi ao ar uma entrevista com a direção do campus em uma rádio local da cidade. Os professores Fernando Comiran e Darciele Menezes reforçaram para os ouvintes que o Enem é a principal forma de ingresso na instituição. Na ocasião, também salientaram que a FURG conta com um programa sólido e transparente de assistência estudantil voltado para a permanência de alunos de baixa renda, com auxílios para moradia, transporte e alimentação. Além do apoio financeiro, destacaram que a universidade oferta suporte pedagógico e psicológico aos estudantes. “Sabemos que o contexto social nos afeta para além das exigências das disciplinas dos cursos. No entanto, temos todo o suporte para que nossos alunos se sintam acolhidos e possam planejar suas rotinas de estudo para concluírem a graduação da melhor forma possível”, salientou a vice-diretora Darciele.

Para a assistente social da Prae, Elisa Fernandes Neves, “é extremamente relevante apoiar os estudantes no ingresso do ensino superior, sendo este um compromisso firmado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”. As ações de divulgação do Enem nas escolas seguem acontecendo nos períodos diurno e noturno nesta sexta-feira, 20, na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Vicente do Amaral e no Colégio Estadual Santa Vitória do Palmar. Uma equipe de bolsistas também permanece no campus, na sala 2103, à disposição da comunidade, disponibilizando acesso à internet e instruções para a realização das inscrições para o Exame.

O prazo para se inscrever no Enem termina às 23h59min deste sábado, 21. O valor da taxa é de R$ 85,00 e o pagamento pode ser feito por PIX, boleto bancário ou cartão de crédito.

 

 

Gallery

Direção do campus junto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) estão promovendo ações junto às escolas públicas da cidade com o objetivo de levar aos estudantes do terceiro ano mais informações sobre o Enem

Otávio Chagas/Secom