Iniciou nesta segunda-feira, 12, o Festival de Cinema: Amor e Guerra no outro lado da Cortina de Ferro, promovido pelo projeto Cineclube das Relações Internacionais, com coordenação do professor Wagner Feloniuk (Fadir/FURG). O evento, que acontece até 15 de dezembro, é direcionado à comunidade acadêmica do Campus Santa Vitória do Palmar e tem como proposta promover o debate sobre o contexto sócio-político da, então, União Soviética, por meio das temáticas do amor e da guerra.
São quatro filmes em exibição no festival, produzidos pelo Estado Socialista durante o período da Guerra Fria. De acordo com o professor Feloniuk, os filmes selecionados contemplam os maiores sucessos cinematográficos daquela extinta Nação. “Os filmes são sobre o amor e a guerra, na maior parte das vezes, sobre ambos. Cada um é também uma crítica social. Não são, no entanto, uma crítica fácil, são visões de um mundo no qual pessoas reais viviam. Esses filmes foram escolhidos por sua importância política, histórica e social”.
O evento acontece no auditório do Laboratório de Turismo (Latur), com entrada franca e inscrições feitas no local antes do início das sessões. O público presente recebe certificado de participação. Confira, a seguir, a programação completa do evento. A sinopse dos filmes em exibição pode ser conferida na página do curso de Relações Internacionais na internet.
12/12 – 14h30min
Filme: Vá e Veja! (Idi i smotri)
Direção: Elem Klimov
Ano de produção: 1985
14/12 – 14h30min
Filme: Quando Voam as Cegonhas (Letyat zhuravli)
Direção: Mikhail Kalatozov
Ano de produção: 1957
14/12 – 16h30min
Filme: Balada de um Soldado (Ballada o soldate)
Direção: Grigory Chukhray
Ano de produção: 1959
15/12 – 14h30min
Filme: Ironia do Destino, ou Aproveito seu Banho! (Ironiya sudby, ili S lyogkim parom!)
Direção: Grigory Chukhray
Ano de produção: 1959
O Festival de Cinema: Amor e Guerra no outro lado da Cortina de Ferro é uma atividade promovida pelo projeto Cineclube das Relações Internacionais, existente no campus há 7 anos. Por meio de mostras fílmicas, o projeto procura debater temas pertinentes aos estudos das Relações Internacionais.