CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Comunidade acadêmica da FURG-SVP é imunizada contra Covid e Influenza

Ação foi promovida em parceria entre DAS/Progep, direção do campus e Secretaria Municipal de Saúde

Photograph: Otávio Chagas/Secom

Professores, técnicos administrativos em educação, servidores terceirizados e alunos da FURG-SVP puderam se vacinar contra a Influenza e a Covid-19 em campanha realizada na tarde de segunda-feira, 22. Foram aplicadas 85 doses dos imunizantes na ação promovida, conjuntamente, pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep), direção do campus e Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar.

Essa é a segunda campanha de vacinação que acontece no campus. A anterior, ocorrida em maio de 2022, teve foco no enfrentamento da gripe H1N1. Já este ano, a iniciativa foi voltada à prevenção da Influenza e da Covid-19. Contra essa segunda doença, agentes da Vigilância em Saúde do município fizeram uso da vacina bivalente, que combate, além da cepa original, as variantes do coronavírus, como a ômicron. Aplicado em dose única, o novo imunizante é considerado mais eficaz pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o diretor Fernando Comiran, a possibilidade de trazer esse tipo de ação ao campus novamente é importante não apenas por proporcionar a imunização da comunidade acadêmica, como também por contribuir na aceleração da cobertura vacinal da população vitoriense como um todo. “Esse é um esforço que fazemos, juntamente com o poder público municipal e com a DAS/Progep, para cooperar com o processo de vacinação da nossa cidade. A Secretaria de Saúde de Santa Vitória do Palmar sempre poderá contar com a FURG em suas campanhas de imunização”, afirma o gestor.

A estudante Larissa de Oliveira, contornando à aflição que sente por agulhas, aderiu à campanha e tomou as duas doses de vacina. Mais do que isso, incentivou uma amiga a fazer o mesmo. “Eu arrastei minha amiga, porque ela estava com medo de tomar. Aí eu falei para ela: ‘a gente tem que ir, precisamos cumprir o nosso papel porque a prevenção é muito importante’”. A jovem, embora nunca tenha contraído Covid-19, acompanhou o drama de familiares próximos que foram acometidos pela doença. Essa experiência, relata, ensejou na conscientização de que se vacinar é um ato de cuidar de si e também do outro.

Indicadores de Imunização locais

Iniciada em 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece até 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, ao menos, 90% dos grupos considerados prioritários. Em Santa Vitória do Palmar, essa cobertura vacinal está em 35,5% até o momento, índice bem inferior ao esperado.

De acordo a Vigilância em Saúde do município, a procura por vacinação contra a Covid-19 também tem sido baixa. Segundo a enfermeira Lisiane Correa, o fim das medidas preventivas adotadas no início da pandemia, como o uso de máscaras, pode ter contribuído para uma falsa sensação de segurança da população. Em razão disso, a profissional alerta: “É preciso considerar que os vírus são mutáveis. Então, mesmo tendo feito as doses anteriores, é preciso fazer a deste ano também. A imunização é a melhor forma de se prevenir contra essas doenças. O recado que deixamos é para as pessoas procurarem as unidades de saúde, pois as vacinas estão disponíveis”.

Os imunizantes contra a Influenza e a Covid estão sendo aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site da prefeitura.

 

Gallery

Comunidade acadêmica da FURG-SVP é imunizada contra Covid e Influenza em campanha de vacinação realizada no dia 22 de maio. A ação foi promovida em parceria com DAS/Progep e Secretaria Municipal de Saúde.

Otávio Chagas/Secom