Educação

Ciclo de Palestras no Campus Furg Santa Vitória do Palmar tem ampla participação do público

Evento foi promovido pelo Curso de Relações Internacionais ao longo de 2020 em ambiente virtual

O Ciclo de Palestras, promovido anualmente pelo Curso de Relações Internacionais do Campus FURG Santa Vitória do Palmar, contou com 33 atividades durante o ano de 2020, a maioria foram palestras proferidas por professores da área. A diferença para as edições anteriores é que no ano passado as atividades ocorreram de forma virtual em sua totalidade.

O professor de Direito Constitucional, Wagner Feloniuk, do curso de Relações Internacionais, diz que quando a pandemia interrompeu as aulas, a ideia surgiu principalmente como um meio de manter os alunos conectados com o curso. "O Ciclo de Palestras é algo que ocorre praticamente desde a fundação do curso de Relações Internacionais, mas passar ele para o ambiente virtual e tentar fazer palestras frequentemente teve mais a ver com os alunos e com aquela situação de incerteza para eles antes de as aulas voltarem na metade final do ano. A maior parte das atividades do ciclo ocorreram antes desse retorno", explica.

A participação do público nas palestras foi considerada muito positiva pelo professor Feloniuk. Ele diz que o levantamento está sendo concluído, mas que a expectativa é de que sejam emitidos cerca de 1.280 certificados aos participantes dos encontros. " A maioria são alunos da FURG, mas pessoas de todo o Brasil participaram. Nós fizemos a divulgação entre alunos e aos cursos de Relações Internacionais de todo o Rio Grande do Sul e de vários outros lugares, tudo isso com bastante apoio dos alunos da FURG. Tentamos dar uma estrutura flexível, não fixamos uma plataforma, mas cada
atividade usou a internet como meio de chegar aos alunos. Em geral, fazíamos cartazes e divulgávamos como acessar a palestra no dia. As universidades federais da região sul, especialmente, participaram em bom número", destaca o professor.