Desde 2022, o Campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebe alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de diversas escolas municipais e rurais para participar do projeto de extensão “Escola na Universidade”.
Iniciado em 2019 (mas interrompido devido à pandemia de Covid-19), pelas professoras Adriana Salamoni e Gracieli Trentin, juntamente com Andreisa Damo e Tatiane Penteado Gonçalves, o projeto acontece no Laboratório de Microscopia, onde é ministrado o curso “Introdução à Microscopia”, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na prática, explorando equipamentos como o microscópio estereoscópico (lupa) e o microscópio ótico, aprendendo sobre seus componentes e normas de uso.
“Isso inclui uma introdução teórica, e, na sequência, a experimentação prática, por meio do manuseio orientado dos equipamentos e da visualização de amostras diversas, tanto diretamente em lupa, quanto preparadas em lâminas, para visualização no microscópio”, explicou Damo.
Andreisa também destacou o entusiasmo dos alunos ao descobrirem o mundo microscópico e os detalhes revelados pelas lentes de ampliação dos equipamentos, que frequentemente não estão disponíveis nas escolas.
“E, quando está, muitas vezes é em quantidade insuficiente, e sem boas condições de uso, por diversas limitações. Há estudantes que chegam no ensino superior sem nunca terem olhado através das lentes de microscópios, mesmo que estejam adentrando em cursos da área das ciências naturais. Temos consciência que essa integração entre as escolas e a universidade oportuniza experiências muito marcantes para o ensino-aprendizagem dos estudantes”, disse.
Participação dos alunos
Na última semana, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas participaram do projeto, acompanhados pelas professoras Adriana Salamoni e Fabiane Biedrzicki Zebrowski, e pela estagiária Janaina Almeida e técnica Andreisa Damo.
"Percebemos o grande interesse deles. Alguns são bastante rápidos e acabam explorando além do esperado, fazendo perguntas sobre outras áreas. Isso é muito importante para mostrar o papel da universidade na sociedade, tornando o conteúdo e a ciência muito mais interessantes”, frisou Adriana.
Hoje, 8, está prevista a visita dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre José Herbst, e no dia 17, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis Antônio Abreu de Moraes.
“A visita de turmas de estudantes de escolas urbanas e rurais do município de São Lourenço do Sul para participar das atividades do projeto de extensão é uma oportunidade importante, tanto para as crianças, adolescentes e também professores das escolas, que vão conhecer a FURG, os laboratórios e alguns dos equipamentos existentes, quanto para a própria universidade, que, ao abrir as portas para a comunidade, além de se fazer presente na geração e complementação de conhecimentos em ciências, também desperta o interesse dos participantes em integrar a FURG como futuros estudantes. Isso cria um círculo virtuoso de integração, que favorece a toda a comunidade”, finalizou Andreisa.