SOLIDARIEDADE

Projeto de extensão já confeccionou cerca de 15 mil máscaras durante a pandemia

Iniciativa precisa de doações de material para seguir produções

Buscando contribuir na campanha de prevenção ao coronavírus e visando atender as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto de extensão “Fazendo o bem. Não importa a quem”, do Campus São Lourenço do Sul, atua desde março na produção de máscaras para a comunidade do município. Até então, já foram produzidas cerca de 15 mil máscaras. No entanto, para suprir cada vez mais a demanda, organizadores do projeto precisam de mais doações de materiais.

 

“No início do projeto tínhamos como meta produzir cinco mil máscaras de tecido, mas com o aumento da contaminação e na espera da vacina, decidimos seguir o projeto, totalizando cerca de 15 mil máscaras até o momento”, aponta Graziela Rinaldi, professora do Instituto de Educação (IE) da FURG e coordenadora do projeto. Segundo a docente, também foram confeccionadas máscaras de TNT. “Recebemos alguns tecidos de doação, o campus adquiriu outros, captamos recursos de edital interno e conseguimos atender muitas famílias do campo e da cidade, tanto com máscaras, quanto com alimentos”, explica.

As máscaras são doadas ou trocadas por quilos de alimentos destinados a comunidades em vulnerabilidade social. Diversas comunidades, escolas e associações já foram atendidas com alimentos e máscaras.  “Confeccionamos uniformes novos para o hospital Santa Casa, pois a escola de costura Santo Molde, com seus estudantes compraram os tecidos e usaremos a mão de obra contratada pelo projeto via FURG para confeccionar”, complementa a professora, sobre a proporção que o projeto tomou dentro do município.

Alta demanda

No entanto, de acordo com Graziela, é preciso seguir abastecendo os pontos de troca, espalhados pela cidade, para também seguir ajudando as famílias com alimentos, durante a pandemia. “Desta maneira, precisamos ainda do apoio e doações de colegas da FURG, pois as máscaras seguem saindo em nossos pontos de troca”, completa.

Interessados em contribuir com o projeto doando alimentos, tecidos, linha e elástico, podem entregar as doações no Prédio 1 da FURG, localizado na Avenida Marechal Floriano, 369, ao lado do Banco do Brasil, pelo turno da manhã, ou podem contatar a professora Graziela pelo e-mail grazirinaldi@furg.br ou pelo whatsapp (53) 991650370.

Nos pontos de troca a comunidade pode doar 1kg de alimento e retirar uma máscara. O projeto está recebendo leite, óleo, arroz, feijão e água sanitária. Os pontos de troca são: Campus São Lourenço do Sul, Supermercados Jepsen, Supermercado Peter, Laboratórios Bioexato (São Lourenço e Turuçu), Casa do Trato, Bife Shop.