A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participou, em março, de eventos que promoveram a comercialização, a troca de conhecimentos e a celebração da agricultura familiar.
As atividades ocorreram por meio do projeto “Feiras da Agricultura Familiar - Processos associativos para o fortalecimento da pequena produção”.
No dia 15 de março, o projeto esteve presente na 8ª Festa da Semente Crioula e 3ª Feira da Economia Solidária, organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na sede da Cooperbio, em Seberi (RS), na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Já no dia 20 de março, a equipe participou da 22ª Festa da Colheita de Arroz Agroecológico e da Feira da Reforma Agrária Popular, promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, região metropolitana do estado.
As pesquisadoras-extensionistas da Ineesol acompanharam os espaços de comercialização e integração, coletando dados socioeconômicos dos feirantes e registrando os valores movimentados pela venda dos produtos ofertados. Além disso, a equipe compartilhou materiais informativos, divulgou projetos da Universidade e orientou sobre políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
“Para além da comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária, as feiras são espaços importantes de encontro com a comunidade. As pesquisas realizadas buscam gerar dados que subsidiem análises sobre a relevância dessas iniciativas e identificar demandas populares”, destacou Jessica Fischer, pesquisadora-extensionista do projeto.
O Projeto Feiras da Agricultura Familiar é uma iniciativa de apoio a feiras que se concretiza por meio de recursos viabilizados por uma parceria entre a Ineesol e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).