Pesquisa

Grupo de pesquisa do curso de Letras da FURG-SLS participa do 6º SEDiAr em Goiânia

Pesquisadores apresentam trabalhos, trocam experiências e ampliam conexões no evento da Universidade Federal de Goiás

Entre os dias 20 e 22 de maio, o grupo de pesquisa “Semântica, Argumentação e Discurso Artístico” (pesq – 1857 – FURG/FAPERGS), coordenado pelo docente Lauro Gomes, do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participou do 6º Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr), realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Com o apoio da FAPERGS (Edital 08/2023 - ARD/ARC), o grupo formado por três alunas apresentou suas pesquisas, trocou experiências e ampliou o diálogo com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

A participação do grupo incluiu a mediação da mesa-redonda “Argumentação e Linguística Textual”, conduzida por Lauro, envolvendo a apresentação das estudantes.

A bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Diulia Evelim da Silva Ieque, apresentou o trabalho “Estudo semântico-argumentativo de discursos de ódio: diretrizes para o ensino”. A egressa do curso, Renata Nunes Gehling Krause, falou sobre “A Semântica Argumentativa em prol do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio”.

Já a graduanda e ex-bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS, Giovana Barbosa Cabaldi, apresentou a comunicação “Ensino da argumentação por meio de sequências didáticas: uma abordagem semântico-argumentativa”.

Para o professor Lauro Gomes, a experiência foi enriquecedora não só pelo intercâmbio científico, mas também pelo contato com uma nova cultura acadêmica. 

“E experienciar diferentes modos de fazer e de divulgar a ciência da linguagem em nosso país. Somos muito gratos por esta importante oportunidade proporcionada pela FAPERGS!”, destacou.

A participação no evento marcou a trajetória acadêmica e profissional das participantes e, além disso, cada uma abordou uma perspectiva única sobre a experiência. Para Diulia, ver e interagir presencialmente com autores estudados ao longo do curso foi um divisor de águas em sua formação e em sua pesquisa de Iniciação Científica.

“Além disso, tive contato com a cultura local e conheci a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG - Goiânia), o que tornou a vivência ainda mais rica. Voltei com os olhos e ouvidos mais atentos, o coração transbordando e a certeza de que há um mundo gigante pulsando lá fora, cheio de possibilidades e que pode ser transformado pelos sonhos da gente”, compartilhou.

Durante os três dias de programação, as estudantes também acompanharam linguistas renomados em conferências e assistiram às mesas-redondas com autores consagrados, resultando em lições preciosas.

O encontro também promoveu a integração com outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Ciências e Matemática, sendo um evento multidisciplinar que despertou novos olhares.

“Nos simpósios temáticos, pesquisadores de diversas regiões do país compartilharam seus trabalhos, bem como os integrantes da nossa equipe, proporcionando trocas enriquecedoras. Sou infinitamente grata ao grupo de pesquisa em “Semântica, argumentação e discurso artístico” e ao professor Lauro Gomes pela oportunidade de participar do 6º SEDiAr, um Seminário com tanta imponência e magnitude que, com certeza, agregou novas ideias e inquietações e resultará em novos projetos”, compartilhou Renata.

Por fim, Giovana destacou que a experiência foi significativa, tanto pela troca acadêmica com pesquisadores de diferentes instituições quanto pela acolhida calorosa das pessoas de Goiânia, que fez diferença durante os dias intensos e produtivos do evento.

“Participar do SEDiAr me proporcionou novos aprendizados, reflexões e a certeza de que estamos no caminho certo ao investir em pesquisa e ensino de qualidade. Sou grata à FAPERGS pelo apoio e à FURG por incentivar nossa participação em outros espaços de formação e diálogo científico”, concluiu.

 

Gallery

Pesquisadores apresentam trabalhos, trocam experiências e ampliam conexões no evento da Universidade Federal de Goiás