EVENTO

FURG-SLS participou do IV Simpósio de Gênero e Diversidade da UFPel

Campus foi representado pela acadêmica de Letras, Morgana Azevedo, e pela docente Graziela Rinaldi da Rosa

Photograph: Divulgação

Recentemente, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) foi representada pela acadêmica de Letras, Morgana Azevedo, e pela docente Graziela Rinaldi da Rosa, no IV Simpósio de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro e no dia 1º de dezembro em Pelotas, tendo como tema central “Defesa da Democracia”. As discussões buscaram abordar os desafios e as perspectivas para a promoção da igualdade de gênero, diversidade e direitos humanos em meio ao contexto da luta pela democracia no Brasil.

Na oportunidade, Morgana e Graziela apresentaram um resumo sobre o pensamento filosófico de Nísia Floresta, educadora e escritora brasileira, que traz apontamentos que contribuem para a formação docente e os estudos de gênero e feministas. A dupla integrou o Grupo de Trabalho 2, denominado “Gênero, movimentos sociais e a luta pela democracia”.

Morgana nunca havia participado de simpósio acadêmico e conta que gostou muito da experiência. Após a apresentação, em conjunto com a professora, se prepara para escrever um artigo que será publicado em março de 2024 na revista D' Generus, da UFPel.

Além de compor a comissão organizadora, a professora Graziela também mediou a mesa de abertura do evento, intitulada "Gênero e a Luta pela democracia dos Povos Tradicionais: indígenas, quilombolas e camponeses/as". 

O resumo submetido está disponível abaixo, na íntegra:

O objetivo principal foi conhecer o pensamento filosófico de Nísia Floresta, uma brasileira, autodidata do século XIX, que contribui para a formação docente, os estudos de gênero e feministas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir das obras: “Direito das mulheres e injustiça dos homens”de 1832, “Conselhos a minha filha”de 1845, “Opúsculo humanitário” de 1853, que são alguns de muitos trabalhos da autora que contribuíram para este projeto. Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. Primeira na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas, posicionamentos inovadores na época influenciaram a prática educacional brasileira, rompendo limites do lugar social destinado à mulher. Capaz de estabelecer um diálogo entre ideias europeias e o contexto brasileiro no qual viveu, dedicou obras e ensinos sobre a condição feminina e foi considerada pioneira do feminismo no Brasil, além de denunciar injustiças contra escravos e indígenas brasileiros. A importância dos estudos sobre Nísia Floresta corroboram na descentralização do conhecimento, que reside em sua contribuição pioneira para a educação e no destaque que deu às questões sociais no contexto brasileiro do século XIX. Como educadora, feminista e defensora dos direitos humanos, Nísia Floresta influenciou o pensamento crítico das mulheres, promovendo uma abordagem única que desafia as normas determinadas pela sociedadede patriarcal. Este estudo foi criado com o intuito de aprofundar os estudos sobre o início do feminismo no Brasil, trazendo conhecimentos e informações de grande importância para a história e independência feminina.

 

 

Gallery

Campus foi representado pela acadêmica de Letras, Morgana Azevedo, e pela docente Graziela Rinaldi da Rosa

Foto: Divulgação