No próximo dia 16, a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) e o Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambiente, Resistência, Sociedade e Solidariedade (Maréss), vinculados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), junto à Cooperforte, promovem o 1º Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos e Rurais de São Lourenço do Sul.
A atividade ocorrerá no Grêmio Esportivo Lourenciano, com apoio da Composta SãoLou e da Prefeitura.
O evento tem como objetivo discutir a situação atual dos resíduos sólidos urbanos e rurais do município, compreender como a gestão municipal vem atuando nos últimos anos e debater as propostas em andamento.
A ideia é refletir sobre os desafios e caminhos possíveis para a construção de políticas públicas voltadas a uma gestão mais eficiente, que contemple as necessidades da comunidade, dos trabalhadores e do meio ambiente.
Durante o seminário, também serão apresentadas iniciativas já realizadas no município, especialmente nas áreas de reciclagem e compostagem.
Além disso, serão levantados pontos-chave sobre o tema, ampliando o diálogo com diversos setores da sociedade.
O seminário é aberto à comunidade em geral, gestores públicos, catadores de materiais recicláveis, comerciantes, estudantes e pesquisadores.
De acordo com a organização, o evento terá início às 8h30 e contará com mesas de debate, rodas de conversa em grupo, almoço solidário, lanche e outras atividades.
Interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição (disponível aqui).
Confira a programação: