Educação

Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS

Iniciativas buscam permanência, organização, valorização e direitos dos estudantes

No mês de junho, os cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) oficializaram a criação dos seus Centros Acadêmicos.

As iniciativas partiram dos estudantes de cada curso, envolvendo uma organização para estruturar os espaços de representação, com o objetivo de fortalecer a atuação política e institucional discente na graduação.

Centro Acadêmico da LEdoC

A criação do Centro Acadêmico da LEdoC foi formalizada no dia 30 de junho, durante uma aula de Organização e Educação Comunitária. 

Mobilizado devido ao interesse dos estudantes em lutar por melhorias, o centro também tem a preocupação com a permanência do curso no campus. 

A primeira gestão é composta por Joseane Araújo, como presidente; Augusto Gonçalves, como vice-presidente; Marco Vinício Nunes, como tesoureiro; e Iasmin Rockembach e Fabiana Rockembach, como secretárias.

Entre os principais objetivos definidos pela gestão estão a defesa de uma educação inclusiva, não racista e acessível, a aproximação dos estudantes da coordenação do curso e da direção da Universidade, além da realização de encontros e debates voltados à realidade dos discentes. 

Os integrantes da chapa reconhecem que a baixa participação dos estudantes tem sido um desafio, mas acreditam que o Centro Acadêmico será um instrumento importante para promover maior valorização do curso e fortalecer a articulação interna. 

O reconhecimento da LEdoC com nota máxima pelo Ministério da Educação também reforça a necessidade de um espaço que represente os interesses dos alunos e contribua para sua permanência e formação.

Centro Acadêmico de Letras/Português

No curso de Letras/Português, o Centro Acadêmico foi oficializado após um processo de construção que começou ainda em 2022, quando um grupo de estudantes manifestou interesse na criação da entidade. 

A ideia ganhou força no segundo semestre de 2024 e contou com o apoio de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Diretório Acadêmico de Rio Grande (DAL), que auxiliaram na construção do estatuto e orientaram todas as etapas do processo de formalização da gestão.

O centro é representado por Morgana Azevedo Armesto, como presidente; Julia Soares de Borba e Caio dos Santos Ribeiro, como vices; Julia Gabriela Schenid,  como primeira tesoureira; Guilherme Braga Ribeiro,  como segundo tesoureiro; Ricardo Alves Mielke, como primeiro secretário; e Brendow Filype Souza da Silva,  como segundo secretário.

Com o objetivo principal voltado para a defesa dos direitos básicos dos estudantes, a entidade também busca  organizar a vida acadêmica por meio da realização de feiras, semanas acadêmicas, acolhidas e outras atividades.

O grupo relata que uma das principais dificuldades enfrentadas foi a baixa adesão dos colegas, já que não havia histórico de representação estudantil no curso. 

Ainda assim, aos poucos, a gestão tem conquistado reconhecimento entre os estudantes e professores.

O processo de eleição teve início com a realização de uma assembleia geral, na qual o estatuto oficial do diretório foi apresentado. 

Três estudantes foram escolhidos para compor a Comissão Eleitoral, responsável pela organização das etapas de elaboração do edital, divulgação das inscrições e realização da votação. 

Desde a posse da gestão, o Centro Acadêmico já promoveu uma feira junina no campus, com a montagem de uma banca para arrecadação de recursos. 

A gestão também está organizando a confecção do primeiro moletom do curso, a acolhida para os ingressantes do segundo semestre de 2025 e uma nova feira ainda neste ano.

 

Gallery

Iniciativas buscam permanência, organização, valorização e direitos dos estudantes