A turma da disciplina Tópicos em Linguística Portuguesa 1, do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), promoveu no dia 30 de junho a aula aberta “Construções, Frames e Metáforas: Contribuições Sociocognitivistas para a Análise Morfossintática”.
A cada edição, a disciplina aborda temas diferentes, com o objetivo de ampliar as discussões desenvolvidas ao longo do curso. Segundo Aline Nardes, docente do curso, “o tema da disciplina é Introdução à Linguística Cognitiva, uma área ainda pouco conhecida, embora tenha se estabelecido nos anos 1980”.
O evento aconteceu de forma híbrida, com a turma de Letras/Português reunida presencialmente na sala 3202 do campus e com a participação remota, via Google Meet, de estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. Entre os participantes esteve o professor Dr. Diego Spader de Souza, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), convidado para contribuir com as discussões da aula aberta.
“O professor Diego Spader de Souza é um grande parceiro meu de pesquisas desde a graduação. Com o evento, também foi possível estreitar ainda mais nossas iniciativas interinstitucionais”, destacou Aline.
A aula também oportunizou o diálogo com participantes de outras instituições, como o Campus Carreiros da FURG, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e universidades da Bahia, como a Universidade Católica do Salvador (UCSal) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
“Obrigada aos estudantes do curso que estiveram conosco nesta tarde de aprendizados”, concluiu Nardes.