Avaliação

Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC

Reconhecimento ressalta qualidade do corpo docente e estrutura do curso

O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), se tornando uma referência nacional na área. 

O processo de reconhecimento teve início em 4 de dezembro de 2024, quando foi aberto o ofício no sistema do MEC. 

A partir de então, três etapas foram cumpridas envolvendo o preenchimento do formulário eletrônico 01, realizado entre o final de 2024 e janeiro de 2025; o envio do formulário eletrônico 02, mais complexo e detalhado; e, por fim, a visita in loco, ocorrida de 2 a 4 de julho, momento em que a comissão avaliadora verificou presencialmente as informações apresentadas.

Conforme informaçôes da coordenadora e docente do curso, Letícia Chechi, a avaliação do MEC é estruturada em três dimensões principais: organização didático-pedagógica, organização do corpo docente e tutorial, e infraestrutura. 

Cada uma delas contempla diversos critérios, como os objetivos do curso, o perfil do egresso, a estrutura curricular, as metodologias de ensino, o apoio ao estudante, a integração com a comunidade, além da formação e experiência dos professores e as condições de salas de aula, biblioteca e laboratórios utilizados no curso.

O conceito final obtido pelo curso foi de 4,9 em uma escala que vai até 5, resultado considerado expressivo e muito próximo da pontuação máxima.

Para a coordenação, o principal fator responsável por esse desempenho foi o corpo docente. 

“É o nosso maior recurso, nossa maior riqueza”, afirmou a coordenadora, destacando o engajamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE), a qualificação dos professores e a dedicação nos processos de ensino-aprendizagem. 

A conquista também reflete o esforço coletivo da comunidade acadêmica, incluindo direção, secretaria, biblioteca, laboratórios e demais setores da universidade envolvidos na preparação para a avaliação.

Letícia destaca que a nota máxima representa o reconhecimento do trabalho comprometido desenvolvido no curso, que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão. 

"É uma forma de reconhecer que nós estamos fazendo da melhor forma nosso trabalho aqui dentro dessa universidade, dentro desse curso, demonstrando nossa relevância, o nosso papel social transformador, a educação como transformadora nesse território. Então, acho que esse é o principal elemento, essa representação, representa o reconhecimento do nosso trabalho que está sendo muito bem desenvolvido", afirmou.

A nota cinco tem um impacto direto para os estudantes, para o mercado e para a comunidade, evidenciando que o curso é de excelência, indicando que os alunos da Universidade estão tendo acesso ao melhor ensino possível em Gestão de Cooperativas.

"Um ensino público, gratuito e de excelente qualidade. Eu acho que esse é o principal recado, a principal atribuição que essa nota nos dá, é a sua excelência. Que esse curso é um curso de excelência e isso fica muito claro. para todos", concluiu Chechi.