SOCIALIZAÇÃO

Curso de Educação do Campo da FURG-SLS realizou Seminário Integrador

Nos dias 18 e 19 de dezembro, estudantes apresentaram projetos, relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu mais uma edição do seu tradicional Seminário Integrador.

Realizado ao fim de cada semestre, o Seminário reúne docentes e discentes, oportunizando que alunos e alunas apresentem os resultados de pesquisas que realizaram junto a comunidades urbanas e rurais do município nas seis disciplinas de Práticas Educativas Escolares e Comunitárias (PEECs) que compõem a grade curricular do curso.

Neste semestre, os discentes apresentaram trabalhos desenvolvidos nas PEECs II, IV e VI, dirigidas pelos eixos “Identidade dos Sujeitos e sujeitas de Direitos, Sustentabilidade e Energia”, “Biodiversidade, saberes populares e Práticas Educativas do campo” e “Práticas Agrárias, Movimentos sociais e Povos do Campo. O momento também foi utilizado para defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de sete estudantes, bem como para socialização do relatório de estágio de três alunas.

Docente da FURG e atual coordenadora da Ledoc, Jaqueline Durigon conta que os Seminários Integradores foram criados quando ela assumiu a coordenação anteriormente, entre os anos de 2015 e 2016. “Sentíamos falta de um momento onde todo curso se voltasse para essas atividades de integração e que soubéssemos o que está sendo feito e o que foi feito no tempo comunidade durante o semestre. Incluímos junto aos Seminários Integradores a apresentação dos estágios obrigatórios, e agora integramos a apresentação dos TCCs, porque entendemos que são momentos muito importantes para o curso e para os estudantes”.

A professora acredita que a socialização promovida pelo evento é necessária. “Temos que fazer uma pausa nas outras atividades e nos dedicarmos a essas apresentações. É uma riqueza de trabalhos e de projetos que são desenvolvidos na comunidade, nos estágios e nos TCCs, e é importante essa socialização para toda a comunidade acadêmica do curso”.

Ela ressalta que todas as edições do Seminário Integrador também são abertas tanto a alunos e professores de outros cursos da universidade, como ao público em geral do município. “É um Seminário que tenta retomar a coletividade, que é a gente tentar se reunir para conversar, para trocar ideias, trocar experiências, trocar resultados e discutir o que fizemos”, frisa Jaqueline.

 

 

Gallery

Nos dias 18 e 19 de dezembro, estudantes apresentaram projetos, relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM