CULTURA

Com show de MPB, FURG-SLS recepciona comunidade acadêmica para o início do semestre

Apresentação da dupla Brenda Valim e Gabriel Baeta integrou as atividades da Acolhida Cidadã/Solidária

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Com o início do primeiro semestre de atividades curriculares de 2024 na FURG, o campus São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu uma atividade cultural de integração na tarde da última segunda-feira, 4, com o objetivo de recepcionar calouros, veteranos, professores e funcionários para o novo ano letivo.

Na oportunidade, os artistas Brenda Valim e Gabriel Baeta apresentaram vasto repertório de Música Popular Brasileira (MPB) clássica e atual. A atividade foi aberta à comunidade externa e contou com grande público.

A ação integra a Acolhida Cidadã/Solidária, projeto realizado a cada início de semestre com o objetivo de fomentar a realização de ações solidárias e respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, dentro e fora do ambiente universitário.

A programação da Acolhida Cidadã/Solidária (disponível abaixo) se estende até o dia 14 de março, com atividades que buscam explicar aos novos alunos sobre a estrutura e o funcionamento da FURG-SLS, além mostras de projetos e atividades, rodas de conversa e ações na praia de São Lourenço do Sul.

Incentivo à cultura

A apresentação de Brenda e Gabriel foi viabilizada a partir da aprovação da dupla em primeiro lugar no edital 02/2023, referente à seleção para atividades culturais para a FURG-SLS. Além deles, outras três iniciativas foram selecionadas para integrarem a programação do campus até junho de 2024.

Presente no dia, Débora Amaral, diretora de Arte e Cultura da FURG, conta que o fomento a iniciativas culturais nos campi de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha neste ano foi tratado com prioridade pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC).

Dessa forma, cada um dos três locais recebeu o valor de R$5.000 para que, com comissões instituídas por cada campi, realizassem a seleção das atividades, a partir de editais. “A ideia é que essas atividades alimentem a agenda do campus, fortalecendo o protagonismo de cada local. Os profissionais de São Lourenço do Sul pensaram nessa primeira atividade já junto à Acolhida Cidadã”, explica Débora.

Para ela, a realização de ações como essa são importantes para garantir o acesso à cultura. “A cultura é um direito muito negado, né, muitas vezes ela é compreendida como entretenimento, como algo soberbo, só que ela é um direito constitucional e a gente precisa, enquanto espaço educativo, instituição educativa, também educar para os direitos, também educar para a cultura como um direito”.

O show também foi prestigiado pela assessora do reitor, Letícia Chaplin. Para ela, a retomada das aulas no campus foi emocionante. “É muito bom ver esse movimento. Passamos por um período bem difícil de desvalorização da educação pública e a gente vê que essa é a resposta da universidade: a Universidade cheia de jovens, de famílias, de mulheres com seus filhos aqui, bem acolhidas. É muito emocionante ver um campus cheio, é um sonho para a FURG chegar mais próxima do interior”, ressalta.

Baixe aqui a programação da Acolhida Cidadã/Solidária 2024/1

 

 

Gallery

Apresentação da dupla Brenda Valim e Gabriel Baeta integrou as atividades da Acolhida Cidadã/Solidária

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM